Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Willian Veloso recebe visita de comitiva da Associação de Surdos de Goiânia

Willian Veloso recebe visita de comitiva da Associação de Surdos de Goiânia

por Da Redação publicado 28/01/2021 20h25, última modificação 28/01/2021 20h25

O vereador Willian Veloso (PL) recebeu comitiva formada por 15 pessoas da Associação de Surdos de Goiânia (ASG) e pediu que outras instituições procurem seu gabinete para fortalecer a luta das pessoas com deficiência. Durante a reunião que aconteceu na tarde de quarta-feira (27), integrantes do grupo fizeram solicitações e ressaltaram a importância de ter um representante parlamentar eleito na Câmara de Vereadores.

O presidente, Hiram Alcântara de Moura, da Federação Goiana de Desportos de Surdos (FGDS), que estava na reunião, afirmou que a comunidade surda ainda precisa de avanços e, por isso, a ação do vereador como intermediação junto à Prefeitura é significativa. “É a primeira vez na história da associação que um vereador eleito procura a instituição para se colocar à disposição da comunidade e do público de pessoas com deficiência”, comentou.

Moura destacou que há necessidade de criação do Projeto de Auxílio Paradesporto. Segundo ele, a Associação espera apoio municipal aos paratletas surdos com custeio de transporte durante campeonatos e atividades em representação da federação ou do município. O vereador Willian disse que conhece a realidade dos paratletas e que, há poucos dias, fez um pedido especial ao prefeito e foi atendido com criação da Diretoria de Paradesporto, na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Após a publicação do ato no Diário Oficial do Município, Willian se reuniu com segmentos das pessoas com deficiência para que de forma democrática fosse indicado o nome do diretor. “Eu estive com o prefeito e reivindiquei a criação da diretoria e ele atendeu a categoria de paratletas. Isso é um avanço de décadas”, disse.

Outras pautas levantadas foram pedidos de bolsas esportivas; organização municipal das paraolimpíadas; construção da sede da associação; reestruturação da Central de Intérprete em Libras; ampliação e apoio da Escola Bilíngue e contratos temporários de pessoas com deficiência auditiva. Willian anotou os pedidos e garantiu que vai despachar com o Secretário de Esportes, juntamente com prefeito Rogério Cruz.

Já em relação ao pedido de concurso para contratação de professores surdos de Libras, o vereador informou que infelizmente, por conta da pandemia provocada pela Covid-19, os concursos estão suspensos. No entanto, vai verificar o andamento do edital 001/20 de 20 de fevereiro de 2020, que trata da contratação de professores de Libras. Também disse que já existe um Projeto de Lei que destina 5%  das vagas em cargos de confiança às pessoas com deficiência. “Acredito que o presidente da Câmara Romário Policarpo deve convocar os aprovados em intérprete de libras do último concurso, considerando os preceitos legais”, disse.

Acessibilidade na Câmara

Outro questionamento levantado por Joana D'Arc Neves Costa, presidente ASG, é que a Câmara de Vereadores ainda carece de melhor acessibilidade. Willian afirmou que já está providenciando o pedido para adequação do prédio, inclusive com piso tátil para deficientes visuais. “Já está em andamento projeto de lei para adequação às normas de acessibilidade e deve ser apresentado à Comissão em breve”, disse o vereador.

A reunião só foi possível por meio da intérprete de Libras, Mariáh Afonsina, que foi responsável por ajudar na comunicação entre as pessoas ouvintes e as com deficiência auditiva. Os representantes dos surdos elogiaram a atitude do vereador Willian que já no primeiro mês de mandato tem atuado objetivando a qualidade de vida e o respeito ao direito das pessoas com deficiência.

Ao finalizar a reunião, o vereador destacou que todas as entidades e associações, mesmo as que não o apoiaram, precisam unir forças para conquistar mais benefícios. “Agora, o seguimento da pessoa com deficiência tem representante na Câmara, sendo assim, fica mais fácil o acesso à casa pública,” disse.  (Foto e texto da Assessoria de Imprensa do Vereador Willian Veloso).