Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores comemoram Dia da Mulher ressaltando luta pela igualdade

Vereadores comemoram Dia da Mulher ressaltando luta pela igualdade

por Quezia de Alcântara publicado 08/03/2017 11h50, última modificação 09/03/2017 08h33

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi realizada hoje (8) sessão solene com entrega da Comenda Consuelo Nasser à médica Fátima Mrué e Diploma de Honra ao Mérito a 43 mulheres goianienses. A vereadora Leia Klébia (PSC) presidiu a solenidade a pedido do presidente Andrey Azeredo (PMDB) que suspendeu a sessão ordinária  do dia. As vereadoras que compõem a bancada feminina, autoras da iniciativa da homenagem, fizeram uso da palavra.

Tatiana Lemos (PCdoB) afirmou que o dia não era de festa, mas de protesto. “A igualdade de fato está longe de ser realidade no país”, disse mostrando estatísticas que comprovam que a cada cinco minutos duas mulheres são espancadas no Brasil; a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada. “Hoje à noite 13 mulheres estarão mortas, assassinadas pelo simples fato de serem mulheres”, adicionou.

Cristina Lopes (PSDB) expôs sua preocupação com a pequena representatividade das mulheres no poder Legislativo – 5 vereadoras e 30 vereadores. Evidenciou que muitos direitos das mulheres ainda necessitam ser conquistados, inclusive no âmbito do parlamento.

Sabrina Garcêz (PMB) pediu que direito de “ser mulher onde a mulher quiser, quando quiser e com quem quiser”.

Priscila Tejota (PSD) completou que é uma “pequena parcela das mulheres que lutam por seus direitos”. Acrescentou que ela e suas colegas de mandato representam as goianienses e querem deixar uma cidade melhor quando terminarem seus mandatos para a “mulher que sofre no transporte coletivo quando os ônibus estão lotados; ela que tem medo de caminhar a noite numa cidade sem iluminação pública e que temem ser atacadas em um banheiro público”.

A comenda Consuelo Nasser foi entregue para a médica Fátima Mrué, secretária Municipal de Saúde, que falou em nome das demais homenageadas. Entre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, a secretária destacou “as avós que tomam conta dos netos para que suas filhas trabalhem e aquelas que são maioria nas filas dos hospitais, seja como gestante ou levando os filhos para serem atendidos”. Enalteceu o papel feminino na sociedade e a luta por direitos de igualdade.

Andrey Azeredo entregou, em nome da Casa, os diplomas de Honra ao Mérito para as mulheres indicadas pelos vereadores, destacando que reconhece a luta da mulher por seus direitos.

Compuseram a mesa, além das vereadoras, representantes do Governo Estadual, deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) e do Governo Municipal, a ex-vereadora Célia Valadão, secretária de Políticas para as Mulheres,, além do presidente do Tribunal de Contas do Município, Honor Cruvinel e do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargadora Elza Cândida de Oliveira.(Foto de Eduardo Nogueira)