Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova criação da Política para a População em Situação de Rua

Câmara aprova criação da Política para a População em Situação de Rua

por Michelle Lemes publicado 19/03/2024 12h35, última modificação 19/03/2024 13h34
Entre outras medidas, projeto determina estruturação e ampliação de rede de acolhimento

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (19), projeto de lei (PL 11/2023) para criação da Política Municipal para a População em Situação de Rua. De autoria do vereador Igor Franco (Solidariedade), o texto estabelece que os direitos  à vida, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária serão garantidos pelo poder público.

Segundo a proposta, casos suspeitos ou confirmados de violência contra a população em situação de rua serão objeto de notificação às autoridades policiais, sanitárias e às demais instâncias. O texto determina ainda estruturação e ampliação da rede de acolhimento a essas pessoas.

"Em Goiânia, assim como no resto do país, a violência contra pessoas em situação de rua não é algo recente; é uma situação recorrente no dia a dia", afirma Igor Franco.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).