Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Leandro Sena promove Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

por Da Redação publicado 07/03/2024 11h50, última modificação 08/03/2024 14h40
Vereador destacou iniciativas de seu mandato para defesa de direitos das mulheres

O vereador Leandro Sena (sem partido) promoveu, nesta quarta-feira (6), no Plenário da Câmara de Goiânia, Sessão Especial em homenagem às mulheres. A solenidade ocorre na semana que se comemora o Dia Internacional da Mulher – 8 de março.

Em sua atuação na Casa Legislativa, o parlamentar trabalha na defesa dos direitos femininos para impactar positivamente a vida das mulheres em Goiânia. Na política local, Sena destaca-se não apenas por suas responsabilidades legislativas, mas também pelo comprometimento inabalável com a defesa dos direitos das mulheres.

O vereador e sua missão

Leandro Sena, desde o início do mandato, assume posição firme e comprometida para criação de ambiente mais inclusivo, seguro e equitativo para todas.

Iniciativas em destaque - Leis de combate à violência de gênero

Sena desempenhou papel fundamental na proposição e na aprovação de leis voltadas ao combate à violência de gênero, reforçando compromisso em legislar em benefício de uma comunidade mais segura para mulheres.

Entre as leis propostas e aprovadas, destacam-se:

- Lei 11.061/2023 – proíbe profissionais da saúde ou seguro saúde de exigir consentimento do cônjuge ou do companheiro para realização de procedimento de inserção de métodos contraceptivos, como DIU;

- Lei 10.901/2023: institui o Observatório do Feminicídio, para implementação de técnicas, pesquisas, debates e abordagens avançadas de gestão, bem como de ferramentas para redução do crime de feminicídio;

- Projeto de lei 241/2023: propõe cláusula, em contratos celebrados pela administração pública, para assegurar reserva de 5% das vagas a mulheres vítimas de violência doméstica.

Também de autoria de Leandro Sena, outros projetos de lei em defesa de direitos das mulheres seguem em tramitação na Câmara.

Empoderamento econômico

Reconhecendo a importância do empoderamento econômico, o vereador apoia programas locais voltados à capacitação de mulheres na área da economia e do empreendedorismo. As iniciativas oferecem oportunidades para crescimento profissional. "Isso será crucial para implementação de políticas de incentivo à participação ativa das mulheres em todas as áreas e cargos de liderança", frisa Sena.

Mulheres na política

Para aumento da representatividade feminina nas esferas de tomada de decisões, o parlamentar conta com propostas de estímulo à participação ativa das mulheres na política local, com oportunidades para liderança e influência.

"Sou defensor dos direitos das mulheres e luto pela valorização feminina na sociedade; luto contra a violência doméstica e de gênero; e trabalho fortemente para combater o feminicídio. Hoje é apenas um lembrete de que cada uma de vocês é uma heroína em sua própria jornada. E juntos vamos continuar escrevendo essa história de coragem, segurança e igualdade”, afirma.

As iniciativas reforçam o trabalho do vereador na ressignificação e na valorização das mulheres no cenário atual, a partir da criação e da ampliação de oportunidades em diversos campos de atuação.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador