Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara reconhece Trilha do Laboratório como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia

por Da Redação publicado 17/04/2024 11h10, última modificação 17/04/2024 13h54
Reconhecimento impedirá especulação imobiliária na área da trilha, localizada no Park Lozandes. De autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), texto segue para análise do prefeito

A Câmara de Goiânia reconheceu a Trilha do Laboratório, localizada no Park Lozandes, como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. De autoria do vereador Lucas Kitão, o projeto de lei nº 377/2023 foi aprovado, em segunda votação, na Sessão Ordinária dessa terça-feira (16) e segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).

Com o reconhecimento, a Prefeitura poderá firmar termo de parceria com organização da sociedade civil de interesse público, para administração, manutenção, proteção e preservação ambiental da trilha.

Segundo Kitão, o reconhecimento da trilha como Patrimônio Cultural Imaterial também impedirá que a área se torne alvo da especulação imobiliária existente na região do Paço Municipal.

“A Trilha do Laboratório estava ameaçada pelo avanço de grandes empreendimentos imobiliários que impactam a região. É uma trilha que surgiu, há mais de uma década, por iniciativa dos ciclistas que almejavam local para testes e treinos de mountain bike em meio à natureza, em espaço rico em área verde e de fácil acesso”, justificou o vereador.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador