Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência Pública discute situação de doentes renais crônicos em Goiânia

Audiência Pública discute situação de doentes renais crônicos em Goiânia

por Patrícia Drummond publicado 03/08/2022 23h05, última modificação 03/08/2022 23h04
Autor da proposta, vereador Raphael da Saúde (DC) se comprometeu a encaminhar demandas apresentadas, em busca de soluções

A situação dos doentes renais crônicos em Goiânia foi tema de Audiência Pública promovida na tarde desta terça-feira (3), na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Raphael da Saúde (DC). Participaram do evento representantes da Secretaria Municipal de Saúde; da Central de Transplantes de Goiás – ligada à Secretaria Estadual de Saúde -; de clínicas especializadas em Nefrologia e Hemodiálise na capital; do Conselho Estadual de Saúde; da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Goiânia; e da regional Goiás da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes. Também estiveram presentes ao debate – realizado no Plenário da Casa, de forma presencial e remota, com transmissão ao vivo no YouTube, pela TV Câmara – pacientes renais que fazem hemodiálise e transplantados.

“Foi uma Audiência profícua, com várias demandas apresentadas e devidamente pontuadas. Existem responsabilidades em nível municipal, estadual e federal. A partir daqui, iremos buscar os entes públicos e parceiros responsáveis em cada esfera para encaminhar essas demandas, na tentativa de solucionar os problemas enfrentados no menor prazo possível”, declarou Raphael da Saúde, após ouvir a explanação dos convidados. Defasagem no reajuste dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às clínicas que prestam atendimento aos pacientes em sessões de hemodiálise; ausência de apoio ao trabalho da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados, que representa os usuários do sistema, e, muitas vezes, faz o transporte ou mesmo precisa abrigar pacientes em tratamento; e a falta de conscientização da população, em geral, para a doação de órgãos, foram algumas das queixas apresentadas durante a discussão.

Demandas

Escimar José Reis, presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Goiânia, pediu ajuda para a entidade. Segundo ele, a Associação precisa de uma sede própria, com boa infraestrutura – já que funciona como referência e local de passagem para pacientes em tratamento na capital -, e, ainda, de custear a manutenção dos veículos utilizados para o transporte dos doentes renais às clínicas de hemodiálise e para a entrega de donativos em suas residências. A entidade, conforme destacou, também necessita de auxílio com pessoal e alimentação para os associados, nos dias de tratamento.

“Hoje, a Associação é na garagem da minha casa, onde eu recebo todos os pacientes. Precisamos de uma sede, precisamos de uma assistente social e de outros profissionais e pessoas que possam ajudar a fazer esse trabalho. Precisamos ter condições de dar um marmitex para esses doentes renais almoçarem assim que saem da sessão de hemodiálise, depois de quatro horas, no mínimo, totalmente debilitados”, pontuou Escimar, cobrando, ainda, mais engajamento do poder público em campanhas de incentivo à doação e ao transplante de órgãos.

Vice-presidente da regional Goiás da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes, a médica nefrologista Viviane Elizabeth de Oliveira destacou as dificuldades financeiras enfrentadas, atualmente, em Goiânia, pelas nove unidades especializadas que atendem cerca de 2 mil pacientes renais crônicos pelo SUS. De acordo com ela, o reajuste da tabela de valores paga pelo sistema para insumos e procedimentos ficou bastante defasada, principalmente por causa da alta nos preços de produtos hospitalares e medicamentos provocada pela pandemia. “Isso faz com que precisemos trabalhar com o dinheiro contado, muitas vezes recorrendo a empréstimos bancários, pagando juros, o que nos impede de melhorar a nossa infraestrutura, como, por exemplo, renovar máquinas e cadeiras, ou expandir vagas”, argumentou.

Na avaliação do vereador Raphael da Saúde, todas as demandas levadas à Audiência Pública desta terça-feira são legítimas e urgentes. “Acreditamos na sensibilização dos entes envolvidos. Algumas respostas são a curto prazo; outras, a médio prazo; e há aquelas que levarão mais tempo, mas utilizaremos de todos os meios e caminhos para solucionar essas questões”, assegurou. O parlamentar anunciou que, já no próximo dia 10, quarta-feira, tem reunião agendada com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, para tratar da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Goiânia. “Ele sempre nos atendeu muito bem e certamente não será diferente dessa vez”, concluiu.