Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sessão Especial na Câmara Municipal celebra os 46 anos do Sebrae

Sessão Especial na Câmara Municipal celebra os 46 anos do Sebrae

por marcos — publicado 13/12/2018 15h56, última modificação 13/12/2018 15h56

Na noite desta quarta-feira, 12 de dezembro, a Câmara Municipal de Goiânia, por iniciativa do presidente da Casa, vereador Andrey Azeredo (MDB), realizou uma Sessão Especial, no Plenário, em comemoração aos 46 anos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em Goiânia. A homenagem destacou o trabalho desempenhado pela instituição no estímulo e no fortalecimento do empreendedorismo, gerando crescimento econômico e inovação não só na Capital goiana, mas em todo o País.

Na solenidade, foram homenageados com diplomas de Honra ao Mérito membros do Sebrae que atuaram e ainda atuam no órgão, bem como parceiros e clientes do Serviço. Além de Andrey, compuseram a Mesa diretiva do evento: Diretor-superintendente do Sebrae em Goiás, Igor Montenegro Celestino Otto; Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação, Tito Amaral; Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves de Oliveira; Diretor Técnico do Sebrae, Wanderson Portugal Lemos; Vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás, Marco César Chaul, e o ex-diretor do Sebrae Carlos Henrique de Melo Coe.

Atração musical

A cerimônia foi aberta com um vídeo institucional sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae e depois todos assistiram à apresentação do Coral Vozes de Goiânia, sob a regência do maestro Gilberto José de Araújo, que interpretou, dentre outras canções, “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim.

Espírito empreendedor

Em seu discurso, o presidente Andrey destacou que “é em momentos de dificuldades econômicas, como o que atravessamos agora, que precisamos, mais do que nunca, fortalecer e orientar o espírito empreendedor que move tantos goianienses. Esse é mais um desafio que compete também a nós, legisladores”, e acrescentou: “O Sebrae é uma engrenagem indispensável, forte e confiável para o Brasil, para Goiás, para Goiânia, para cada um de nós”.

O presidente ainda frisou: “Esta honrada instituição celebra 46 anos de existência neste ano, são mais de quatro décadas fortalecendo o empreendedorismo e acelerando a formalização da economia em sólidas parcerias com os setores público e privado, com programas de capacitação, acesso ao crédito, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios”.

Trajetória vitoriosa

Igor Montenegro e uma das servidoras mais antigas do Sebrae, Maria do Rosário Marques, falaram pela instituição. Eles agradeceram a Andrey pelo reconhecimento e apoio ao Serviço, elogiaram a gestão dele à frente do Legislativo Municipal e ressaltaram a trajetória vitoriosa do Sebrae, em Goiás e no Brasil, cujas origens remetem a antes de 1964, quando o então Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), atual Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), criou o Programa de Financiamento à Pequena e Média Empresa (Fipeme) e o Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (Funtec), atual Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Micro e pequenos negócios

O Sebrae é uma entidade privada sem fins lucrativos, um serviço social autônomo como o Senai e o Senac. Ele atua capacitando e promovendo o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios no Brasil desde 1972 para estimular o empreendedorismo, possibilitar a competitividade e a sustentabilidade desses empreendimentos. Em Goiás, o órgão está presente em 41 municípios.

Texto produzido pela assessora Polliana Martins

registrado em: