Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sessão especial homenageia Dia Internacional da Mulher

Sessão especial homenageia Dia Internacional da Mulher

por barbara-fc — publicado 14/03/2019 12h40, última modificação 14/03/2019 15h30
Sessão especial homenageia Dia Internacional da Mulher

Foto: Alberto Maia e Marina Alice

Foi realizada nesta quinta-feira (14), a sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, onde foi entregue a Comenda Consuelo Nasser à soldado Ana Gabriela Moreira Rios Albuquerque, proposta pelas vereadoras Dra. Cristina (PSDB), Léia Klebia (PSC), Sabrina Garcêz (PTB) e Tatiana Lemos (PCdoB). Indicada pela vereadora Priscila Tejota(PSD) para receber a honraria, Ana Gabriela é a única mulher da PM-GO a concluir o Curso de Operações de Choque – um dos mais difíceis em termos físicos, técnicos e psicológicos dos cursos existentes na corporação – para ingressar no Batalhão de Choque. 

Durante a solenidade as vereadoras, Dra. Cristina, Léia Klebia, Tatiana Lemos e Priscila Tejota discursaram e defenderam os direitos das mulheres perante a sociedade, além de ressaltarem o crescente número de violência contra a mulher no país. Também foram homenageadas pelos vereadores da casa, trinta e quatro mulheres que receberam os diplomas de Honra ao Mérito em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Se apresentaram durante a cerimônia a cantora gospel Sara Araújo ao lado da filha, a harpista Aline Araújo, além da orquestra de violinos, “Cajuzinhos do Cerrado”. 

“Essa sessão é uma forma de incentivar, de alimentar essas mulheres para que elas sigam trabalhando em prol de outras mulheres. O 8 de março para mim é muito mais do que reflexão. Ele tem que ser um dia onde se abasteça essa mulher para que ela possa continuar trabalhando. Nós estamos em um momento muito difícil, com uma violência escancarada em praça pública, e nós mulheres precisamos compreender que hoje é Marielle, Maria, Kelly, Joana e amanhã pode ser Cristina, pode ser Adriana, pode ser qualquer outra,” justificou a vereadora Dra. Cristina. 

Priscila Tejota apresenta projeto  

Aproveitando a solenidade, a vereadora Priscila Tejota, apresentou o Projeto de Lei n°9.354, de 08 de novembro de 2013, que dispõe sobre o plano de carreira e vencimentos da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, e dá outras providências. O projeto propõe que a quantidade de vagas no edital deverá conter obrigatoriamente o mesmo percentual para homens e mulheres. Não havendo candidatas aprovadas do sexo feminino para provimento das vagas, no percentual reservado, estas vagas poderão ser ocupadas por candidatos do sexo masculino. 

“Ao longo da história, podemos perceber o quanto a sociedade no geral, discriminava a participação das mulheres, principalmente nos trabalhos relacionados ao Estado. A partir disso, iniciaram-se, movimentos contrários a discriminação das mulheres, mudando para sempre a nossa concepção sobre o papel feminino na sociedade. Por esse motivo apresento este Projeto de Lei, para corrigir falhas históricas dentro do poder público”, justificou Tejota.