Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova inclusão de Semana da Maternidade Atípica no Calendário Oficial de Goiânia

por Michelle Lemes publicado 22/02/2024 11h35, última modificação 22/02/2024 14h14
Termo "maternidade atípica" refere-se a mães que cuidam de filhos com deficiência, transtorno ou síndrome rara

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (22), projeto de lei (PL 149/2023) para inclusão da Semana da Maternidade Atípica no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município, a ser comemorada anualmente na terceira semana de maio. O termo "maternidade atípica" refere-se a mães que cuidam de filhos com deficiência, transtorno ou síndrome rara.

De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), a iniciativa visa à promoção de debates sobre o tema, bem como ao apoio a atividades desenvolvidas pela sociedade civil e a políticas públicas em benefício de mulheres que experimentam esse tipo de maternidade.

"Ao falar sobre maternidade e deficiência, denominada maternidade atípica, esbarramos tanto na escassez de material literário, quanto na criação de políticas públicas que possam beneficiar esse público-alvo”, afirma a vereadora.

A parlamentar reforça a importância da atenção às necessidades e do cuidado com a saúde mental de mães atípicas.

“Quando nos referimos à maternidade atípica, temos tendência a romantizá-la, transformando essas mães em guerreiras, que lutam incansavelmente por seus filhos, desconsiderando o desgaste físico e mental vivenciado diariamente por elas. São mulheres acometidas por falta de autocuidado, por desprezo, por preconceito da sociedade, por doenças psicossomáticas e por tentativas de suicídio, já que sofrem por caminhar sozinhas", explica Aava Santiago.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).