Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara de Goiânia realiza investimentos em transparência e atendimento ao cidadão, com economia recorde de recursos

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 07/07/2023 12h30, última modificação 10/07/2023 14h12
Devolução de recursos economizados pela atual administração chega a R$ 55 milhões, a maior da história

Com recursos destinados pelo município, a Câmara de Goiânia tem exercido com eficiência suas atribuições como Poder Legislativo, e ainda tem economizado parte expressiva de seu orçamento. O montante poupado retorna ao Tesouro Municipal e é somado aos investimentos em saúde, educação, segurança, lazer, cultura, esporte, desenvolvimento econômico e inclusão social.

As atividades legislativas são custeadas pelo chamado duodécimo, participação da Câmara de Goiânia no orçamento da Capital. A atual administração já retornou R$ 55 milhões ao Tesouro Municipal. A economia não comprometeu as atividades de fiscalização da execução do orçamento, nem o atendimento ao cidadão. Ao contrário: no mesmo período, os investimentos no acompanhamento das obras e ações do município e na infraestrutura de transparência e contato direto do Legislativo com os goianienses foram os maiores da história.

Os investimentos feitos na Câmara de Goiânia ampliaram e melhoraram o acesso da população ao cotidiano do Poder Legislativo, permitindo maior fiscalização e acompanhamento da execução e do destino do orçamento da Casa (o duodécimo). São, portanto, investimentos em transparência, com foco na eficiência e no pronto atendimento às demandas da população.

Recursos devolvidos ao Tesouro Municipal
R$ 55.612.708,70
Os recursos foram aplicados em:
Enfrentamento à pandemia de Covid-19: devoluções aplicadas em abertura de leitos Covid-19, entre eles no Hospital das Clínicas da UFG, e aquisição de vacinas;
Reforma e ampliação de unidades de saúde;
Reforma e ampliação de escolas;
Reforma e construção de praças e parques;
Investimentos em equipamentos para a Guarda Civil Metropolitana;
Atividades de cultura e lazer, como pagamento de parte das entradas gratuitas do Parque Mutirama.

A atual administração também investiu no atendimento ao cidadão, com foco na eficiência e na transparência. Conheça:

Câmara de Goiânia Mais Transparente para o Cidadão
• Investimento no acesso da população a tudo o que é feito na Câmara e pelos vereadores, com implantação do Sistema Unificado de Administração Pública, o SUAP, que permite acompanhamento em tempo de real de projetos de leis e da administração dos recursos do Legislativo;
• Implantação da nova TV Câmara Goiânia, para transmissão, em tempo real pela internet, de atividades legislativas da Câmara Municipal de Goiânia;
• Plenário Digital: moderno sistema de votação permite ao cidadão acompanhar, em tempo real, como vereadores votam e se posicionam em relação a projetos de lei que interessam aos cidadãos;
• Acervo Digital: todos os projetos de lei aprovados pela Câmara de Goiânia desde sua fundação estão digitalizados, dando total transparência às atividades dos vereadores e preservando a história do Poder Legislativo.

Câmara de Goiânia Mais Cidadã
• Implantação do Canal Cidadania, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Goiânia, com atendimento remoto 24 horas, por WhatsApp e telefone, e presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, destinado à apresentação de demandas, críticas e sugestões.
• Implantação da Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal de Goiânia: integra poder público e sociedade civil na defesa de direitos de todas as mulheres e atua no combate à violência doméstica e de gênero, com atendimento remoto 24 horas, por WhatsApp e telefone, e presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;
• Tradução em Libras: sessões de votações de projetos de lei têm tradução em libras em tempo real.

Câmara de Goiânia Mais Eficiente para o Cidadão
• Realização de concursos públicos: contratação de 80 servidores em 2020 e preparação de novo certame em 2023, para ampliar e qualificar o atendimento ao cidadão;
• Reorganização administrativa: redefinição de carreiras e funções, para ampliar e qualificar o atendimento ao cidadão.

Câmara de Goiânia Mais Confortável e Segura para o Cidadão
• Implantação, em fase final, do sistema de controle de acesso ao prédio da Câmara Municipal de Goiânia, com identificação por reconhecimento facial de servidores e de visitantes;
• Reforma completa das instalações para garantir total acessibilidade ao cidadão, com implantação de piso tátil e de sinalização em braille.