Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Receitas médicas deverão ser digitadas ou escritas legivelmente

Receitas médicas deverão ser digitadas ou escritas legivelmente

por Guilherme Machado publicado 13/10/2016 14h01, última modificação 13/10/2016 14h01

Foi aprovado em última votação no plenário da Câmara projeto do vereador Welington Peixoto (PMDB) que obriga que receitas médicas e odontólogas sejam digitadas ou escritas de forma legível por médicos e dentistas.

O projeto de lei determina ainda a inclusão de informações completas sobre o(s) medicamento(s), o paciente e o profissional que o atendeu, como nome, endereço e telefone do local do atendimento; nome e endereço do paciente; nome, forma de uso, forma de apresentação, concentração, quantidade prescrita e dosagem do(s) medicamento(s). 

“O objetivo é evitar os corriqueiros erros de interpretação das receitas, escritas muitas vezes com caligrafia indecifrável, que colocam em risco a saúde e a vida dos pacientes”, justifica o vereador. 

Ele cita uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) que constatou que “os erros devidos à prescrição contribuem significativamente para o índice total de erros de medicação e têm elevado potencial para resultarem em consequências maléficas ao paciente”. O risco aumenta à medida que os profissionais não conseguem ler corretamente o receituário devido à letra ilegível ou à falta de informações necessárias para a correta administração.