Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de lei pretende identificar cidadãos com fibromialgia

Projeto de lei pretende identificar cidadãos com fibromialgia

por Quezia de Alcântara publicado 02/06/2022 10h15, última modificação 02/06/2022 14h43
De autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), proposta também prevê cadastro de pacientes em banco de dados

Está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara projeto de lei para criação, em Goiânia, da Carteira de Identificação de Pessoas com Fibromialgia. De autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), a proposta também prevê cadastro de pacientes em banco de dados.

Segundo a matéria, o cadastro deverá ser feito pelo município, mediante laudo emitido por reumatologista, preenchendo critérios estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). A entidade publicou cartilha em que explica que a fibromialgia é uma doença caracterizada por dores musculares e por crises que duram cerca de três meses.

De acordo com a SBR, os principais sintomas são dores musculares e articulares generalizadas; sensibilidade ao toque; queimações; formigamentos; sono não reparador; insônia; fadiga; variação do humor; e alteração da memória e da concentração. “Ainda que a fibromialgia não cause inflamações e nem deformidades físicas, diminui drasticamente a qualidade de vida da pessoa, muitas vezes a debilitando totalmente em razão das fortes dores que causa, além de afetar a saúde mental”, relata a cartilha.

"É imprescindível identificar quantos cidadãos em Goiânia possuem fibromialgia, cadastrando-os em banco de dados, a fim de que se tornem possíveis a criação e execução de políticas públicas para garantir qualidade de vida digna às pessoas acometidas pela doença”, afirma a autora do projeto.