Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta cria medidas de assistência financeira para mulheres vítimas de violência doméstica

Proposta cria medidas de assistência financeira para mulheres vítimas de violência doméstica

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 14/03/2023 10h55, última modificação 14/03/2023 15h51
Projeto também autoriza benefício, no limite de um salário mínimo, para crianças e adolescentes dependentes de vítimas
Proposta cria medidas de assistência financeira para mulheres vítimas de violência doméstica

Foto: Mariana Capeletti

O vereador Leandro Sena (PMB) apresentou, na Sessão Ordinária desta terça-feira (14), projeto de lei (PL 075/2023) para criação de medidas de assistência financeira a mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade social ou de violência doméstica.

"A violência doméstica é fenômeno de longa data no Brasil. Na década de 80, por exemplo, já era identificada como grave problema social. Portanto, trata-se de violência ao bem-estar físico, psíquico e social. Uma desigualdade histórica que conduziu dominação e discriminação contra mulheres por parte dos homens", argumentou o autor da proposta, ao ocupar a Tribuna.

Mais Mulher

Além de autorizar assistência financeira temporária para mulheres em situação de violência doméstica, o projeto cria o Programa Aluguel Social "Mais Mulher" e o Programa "Amparar Mais Elas e Eles".

A proposta estabelece, por exemplo, concessão de benefício para crianças e adolescentes de até 18 anos – com possibilidade de extensão até 24 anos, desde que sejam dependentes de vítimas de violência doméstica. Segundo o texto, o pagamento será mensal e no limite de um salário mínimo. A regulamentação da lei caberá à Prefeitura de Goiânia.

"Uma das minhas bandeiras de luta política neste Poder é a defesa dos direitos das mulheres. Elas não são respeitadas da forma como deveriam e, portanto, necessitam da implementação de políticas públicas específicas", concluiu Leandro Sena.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).