Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto propõe cadastro de obesidade infantojuvenil na rede municipal de educação

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 08/03/2023 11h40, última modificação 08/03/2023 16h55
Denício Trindade (MDB) explica que proposta visa à prevenção e ao tratamento de obesidade em crianças e em adolescentes

O vereador Denício Trindade (MDB) apresentou, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (8), projeto de lei para criação de cadastro de obesidade infantojuvenil em escolas de ensinos fundamental e médio da rede municipal de educação.

Segundo o parlamentar, a proposta visa à prevenção e ao tratamento de obesidade em crianças e em adolescentes. "É uma preocupação que temos. Por isso, é necessário um programa eficiente para prevenção e para tratamento da obesidade que afeta nossas crianças e nossos jovens, de modo geral. A finalidade primordial é reduzir risco de desenvolvimento dessa doença crônica, que pode ocorrer em decorrência do tipo de alimentação fornecida nas escolas", explicou.

Ainda de acordo com o vereador, o projeto estabelece criação de cadastro com dados sobre estudantes – endereço residencial, telefone e identificação dos pais, entre outros. "Nos 30 primeiros dias de cada ano letivo, a instituição educacional fará avaliação antropométrica, com aferição de medidas de massa corporal, estatura, peso e conferência abdominal. Com base na avaliação, a escola alimentará o cadastro infantojuvenil, identificando alunos com desvios de estado nutricional (como baixo peso, sobrepeso e obesidade)", destacou.

Volta do Cerrado

Em outro projeto de lei apresentado, Denício Trindade propõe instituir, no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia, a corrida de rua "Volta do Cerrado" – a ser realizada na primeira quinzena de dezembro.

"Trata-se de uma corrida de cem quilômetros, em equipes (duplas, quartetos, octetos), com objetivo de percorrer trechos nas imediações de Goiânia, com saída e chegada no mesmo local. Poderão participar atletas profissionais e amadores da corrida de rua de Goiânia e de outras localidades. Trata-se, portanto, de incentivo cultural e também ao turismo de nossa cidade", concluiu o parlamentar.