Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara garante direito a teste de triagem neonatal para recém-nascidos em unidades de saúde de Goiânia

por Michelle Lemes publicado 12/03/2024 11h40, última modificação 12/03/2024 14h22
Na modalidade ampliada, teste visa à detecção de mais de 50 doenças nos primeiros dias de vida

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (12), projeto de lei (PL 240/2020) para assegurar aos recém-nascidos em unidades de saúde do município o direito ao teste de triagem neonatal, na modalidade ampliada. Segundo o texto, de autoria do vereador Denício Trindade (MDB), o teste visa à detecção de mais de 50 doenças nos primeiros dias de vida.

De acordo com a matéria, toda criança nascida no Brasil tem direito à realização gratuita de triagem neonatal, que inclui os testes do pezinho, da orelhinha e do coraçãozinho – fundamentais para saúde do recém-nascido. Como ação preventiva, os exames permitem diagnóstico de doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas, no período do nascimento. A triagem neonatal, portanto, possibilita tratamento precoce, com diminuição ou eliminação de sequelas associadas à enfermidade.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).