Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara de Goiânia realiza 2ª etapa da Expedição Meia Ponte

Câmara de Goiânia realiza 2ª etapa da Expedição Meia Ponte

por Edição de notícias publicado 15/09/2023 11h25, última modificação 15/09/2023 13h05
Além da retirada de detritos do rio, ações de educação ambiental vão mostrar impactos da poluição na vida do goianiense
Câmara de Goiânia realiza 2ª etapa da Expedição Meia Ponte

Imagem: Cynthia Miyuki

A Câmara Municipal de Goiânia realiza, a partir da próxima terça-feira (19), a 2ª etapa da Expedição Meia Ponte – ação para monitorar os níveis de poluição e apontar caminhos para recuperar o rio responsável por metade do abastecimento de água da Região Metropolitana de Goiânia. O início das atividades será às 8 horas, nas margens do Meia Ponte, na Vila Roriz.

Na primeira edição, em março, durante seis dias, cerca de 30 pesquisadores da UFG e do IFG desceram de barco os 40 km do rio, dentro do município de Goiânia, identificando pontos de degradação, assoreamento, poluição, descarte irregular de lixo e de esgoto, ocupação e desmatamento indevido das margens. Os pesquisadores também recolheram amostras da água, solo, fauna e flora para identificar, em laboratório, as condições do rio. Paralelo a isso, equipes também percorreram as margens do rio e os bairros cortados por ele, realizando ações de conscientização e educação ambiental. Todo o material observado e recolhido deu origem à Carta das Águas do Meia Ponte, o maior e mais completo estudo já realizado sobre o manancial.

Nesta edição, mais equipes vão percorrer o Meia Ponte e suas margens para recolhimento de detritos e para identificação de resíduos presentes na água. A partir de sugestões recebidas pela equipe do projeto, a população também será convidada a participar da preservação e da recuperação do manancial.

A Expedição Rio Meia Ponte é científica e não tem caráter fiscalizatório ou punitivo, mas todas as irregularidades observadas e incluídas na Carta das Águas foram reportadas aos órgãos competentes. Na 1ª etapa, por exemplo, foram identificados 31 pontos de assoreamento, dois aterramentos, nove erosões lineares, quatro erosões fluviais, um rompimento de manilha e duas “atividades impactantes não coincidentes com usos urbanos (pivôs de irrigação e mineradora)”.

A 2ª etapa da Expedição busca avaliar a situação do rio no período de seca, além de identificar novos pontos de crimes ambientais e de comparar condições do rio em momentos de chuva e de estiagem.

Na Estação de Educação Ambiental da Vila Roriz, serão realizados testes sobre a qualidade da água e palestras mostrando impactos da ação humana sobre o rio e consequências da poluição para a fauna do Meia Ponte e para moradores de Goiânia. Na Estação da Vila Monticelli, os participantes conhecerão estragos resultantes da erosão e do despejo de esgoto sem tratamento no rio. Também serão abordados desafios para dar condições dignas de trabalho a catadores de material reciclável e segurança a moradores em áreas de risco.

Além das ações ao longo do rio, a van Abrace o Meia Ponte vai percorrer bairros próximos para distribuição de material educativo e realização de jogos pedagógicos, de forma a também envolver crianças no processo de conscientização ambiental.

Um dos mais importantes rios de Goiás, o Meia Ponte nasce na Serra do Brandão, em Itauçu, e passa por 39 municípios ao longo de quase 500 quilômetros de extensão até sua foz no Rio Paranaíba, no município de Cachoeira Dourada.

Promovida pela Câmara Municipal de Goiânia, a Expedição Meia Ponte tem como parceiros órgãos e entidades como Saneago, UFG, IFG, Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente e Centro de Zoonoses. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (22). Participe!

Pauta: Início da 2ª etapa da Expedição Rio Meia Ponte
Data: Terça-feira, 19 de setembro, a partir das 8 horas
Local: Margem do Meia Ponte na Rua Um, Quadra 07, Lote 29, Vila Roriz. Cep: 74565-704 (podemos enviar a localização por WhatsApp)
Contato: Leonardo Razuk – (62) 99213-6550