Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto institui saúde bucal para pacientes hospitalizados

Projeto institui saúde bucal para pacientes hospitalizados

por joana — publicado 25/05/2017 10h59, última modificação 25/05/2017 10h59

Instituir uma política municipal de atenção à saúde bucal da pessoa hospitalizada. Este é o teor de um projeto de lei apresentado nesta quinta-feira, 25, pelos vereadores Jorge Kajuru (PRP) e Cristina Lopes (PSDB). A matéria tem os seguintes objetivos: oferecer às pessoas hospitalizadas tratamento de saúde bucal adequado às suas necessidades; capacitar profissionais nessa área, sensibilizando para a saúde integral do paciente, englobando na mesma a saúde bucal; inserir as ações dessa política na estratégia Saúde da Família: e adotar novas técnicas e procedimentos que possibilitem melhoria na qualidade de vida das pessoas hospitalizadas.

Estabelece o projeto que nas unidades de terapia intensiva com pacientes internados, é obrigatória a presença de profissionais de odontologia para os cuidados necessários. Estes cuidados são fundamentais para a melhoria significativa do paciente internado, redução do risco do interno contrair infecções e complicações decorrentes de intercorrências odontológicas, prevenção e combate à infecção hospitalar, redução do tempo de internação( e, consequentemente, dos cursos hospitalares), racionalização no uso de medicações, em especial de antibióticos, e da necessidade de exames complementares.

Na tribuna da Casa, Kajuru defendeu o projeto dizendo que “é notória a necessidade do atendimento global à saúde da população goianiense, tanto na prevenção quanto no tratamento direto das patologias. Atualmente, percebe-se que o paciente internado recebe o tratamento  médico em relação à patologia que o levou à unidade de saúde. Contudo, a saúde bucal é relegada a segundo plano. Urge, assim, cuidar da saúde bucal dos internos”.