Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto institui no calendário municipal Dia de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus

por Patrícia Drummond publicado 15/01/2018 10h24, última modificação 15/01/2018 10h24

O vereador Paulo Daher (DEM) quer instituir, no calendário oficial de Goiânia, o Dia de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus, a ser anualmente celebrado, na Capital, em 10 de Maio. O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença crônica autoimune, caracterizada por inflamações na pele, articulações, olhos, rins, cérebro, coração e pulmões; não tem causa conhecida, não é contagioso e é mais comum em mulheres jovens.

Segundo o parlamentar, são objetivos do Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus:

• Estimular o interesse da sociedade nas campanhas de divulgação sobre a doença;
  • Disseminar informações sobre o Lúpus e seus sintomas;
  • Sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para que compreendam e apoiem os portadores de Lúpus;
  • Orientar os portadores da doença para que busquem o tratamento médico adequado.

A data em questão já foi instituída como o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus. Foi proclamado em 2004, com o objetivo de conscientizar a população para esta doença”, argumenta Paulo Daher, lembrando que uma borboleta de cor roxa é utilizada nas campanhas de conscientização e orientação sobre o Lúpus, já que, em geral, as pessoas com a doença apresentam marca semelhante a duas asas de borboleta no rosto.

O projeto de lei que institui o Dia da Conscientização e Orientação sobre o Lúpus no calendário oficial do Município segue em tramitação na Câmara de Goiânia.