Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto institui Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Projeto institui Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 18/07/2023 10h35, última modificação 18/07/2023 12h00
Segundo Willian Veloso (PL), proposta visa ao combate ao preconceito contra pessoas com deficiência. Aprovado em Plenário, texto segue para sanção ou veto do prefeito
Projeto institui Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Foto: Mariana Capeletti

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (18), projeto de lei (PL 394/2021) para instituição da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. De autoria do vereador Willian Veloso (PL), o texto estabelece a realização do evento, anualmente, na semana de 19 a 25 de setembro. "Trata-se de uma proposta de elevado alcance social, pois será voltada ao apoio, educação, qualidade de vida e combate ao preconceito com relação às pessoas com deficiência e aos seus familiares", destacou o vereador.

Durante a Semana, explica o parlamentar, a população receberá informações e orientações sobre a pessoa com deficiência – incluindo formas de tratamento e medidas de apoio à família e de respeito a esse cidadão. Segundo Veloso, a iniciativa abre espaço, por exemplo, para que a sociedade civil organize campanhas, debates, seminários, aulas, palestras, distribuição de panfletos e eventos esportivos para divulgação e conscientização sobre a "nobre iniciativa".

Ainda de acordo com a proposta, a Prefeitura de Goiânia poderá estabelecer convênios com entidades sociais para realização de cursos e de treinamentos voltados a servidores do Município, de modo a capacitá-los sobre questões relacionadas à pessoa com deficiência.

O projeto será encaminhado para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).