Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova criação de política municipal de combate ao racismo em eventos esportivos

CCJ aprova criação de política municipal de combate ao racismo em eventos esportivos

por Da Redação publicado 22/03/2024 10h10, última modificação 22/03/2024 14h53
Proposta pelo vereador Lucas Kitão (PSD), iniciativa levará nome de Vini Jr., jogador brasileiro que se tornou importante representante da causa antirracista

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, em reunião na última quarta-feira (20), projeto de lei (PL 219/2023) para instituição da Política Municipal "Vini Jr." de combate ao racismo em eventos realizados em estádios, ginásios e arenas esportivas.

De autoria do vereador Lucas Kitão (PSD), a proposta faz referência ao jogador brasileiro Vinícius Júnior, vítima de recorrentes ataques racistas na Espanha, onde atua pelo Real Madrid. Importante representante da causa antirracista, o atacante inclusive se tornou embaixador da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O texto determina divulgação de campanhas educativas de combate ao racismo, nos períodos de intervalo ou que antecedem eventos esportivos ou culturais; divulgação de políticas públicas voltadas para atendimento às vítimas; e instrução de funcionários e prestadores de serviços.

“Nosso objetivo é tornar eventos culturais e esportivos locais acolhedores para toda a comunidade esportiva. Dos torcedores aos jogadores de futebol, é preciso preservar todos e punir casos de racismo em Goiânia”, afirmou Lucas Kitão.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador