Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado na Câmara, Programa Abrace uma Ciclovia incentiva implantação de vias para ciclistas por empresas em Goiânia

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 26/05/2022 16h35, última modificação 27/05/2022 16h52
Proposta prevê criação ou manutenção permanente de ciclovias já existentes pela iniciativa privada em troca de publicidade em espaços públicos

A Câmara de Goiânia aprovou, em votação definitiva, nesta quinta-feira (26), proposta do presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), que cria o Programa Abrace uma Ciclovia. O projeto (PL nº 273/19) prevê incentivar empresas privadas a construir ou manter ciclovias em toda a cidade, para incentivar uso de bicicletas pelo goianiense.

“As ciclovias fazem parte da realidade nacional hoje no quesito mobilidade, mas Goiânia ainda carece de diversas ciclovias para facilitar hoje o trânsito e, obviamente, também para descongestionar essa quantidade enorme de veículos automotores que a gente tem”, ressalta Policarpo.

Pelo projeto, que ainda precisa da sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), as empresas poderão “financiar a construção de novas ciclovias e ciclofaixas ou custear a manutenção permanente daquelas já existentes”. Em contrapartida, as empresas que adotarem uma ciclovia poderão, além de afixar publicidade nos espaços disponíveis ao longo do trajeto, explorar publicitariamente em veículos de comunicação a iniciativa.

“A ideia é que a gente possa, num curto espaço de tempo com esse novo projeto de lei, aumentar esse fluxo [de veículos não poluentes], através das ciclovias, destravando um pouco o trânsito da cidade”, conclui Policarpo. O parlamentar ressalta ainda que a iniciativa pode promover economia de recursos públicos na medida em que o município não terá custos para implantação das vias.

As empresas também poderão, a partir de parceria estabelecida com o Executivo, implantar estações de apoio técnico aos ciclistas – como bicicletários ou espaços de reparos de bicicletas.