Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em 1ª votação, Câmara autoriza implementação do Programa “Abrigo Amigo”

Em 1ª votação, Câmara autoriza implementação do Programa “Abrigo Amigo”

por Quezia de Alcântara publicado 07/02/2024 08h50, última modificação 07/02/2024 16h25
De autoria do vereador Lucas Kitão (PSD), proposta visa à proteção de mulheres contra situações de perigo em pontos de ônibus

Em sua 1ª Sessão Ordinária de 2024, nessa terça-feira (6), a Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, o projeto de lei (PL 335/2023) para implementação do Programa "Abrigo Amigo". De autoria do vereador Lucas Kitão (PSD), a proposta visa à proteção de usuários – especialmente mulheres – do transporte público.

Segundo o texto, para proteção de mulheres contra situações de perigo em pontos de ônibus, será criado espaço com painel eletrônico conectado à internet, com câmeras noturnas e microfones. Os totens, instalados em parceria com empresas de mídia digital, contarão com central de atendimento que funcionará das 20 horas às 5 da madrugada. Os atendimentos serão prestados preferencialmente por mulheres, capacitadas para acionar órgãos de segurança em casos de emergência.

Para Lucas Kitão, o programa representa um aliado no enfrentamento à violência contra a mulher. "Traz amparo e segurança para mulheres que estiverem sozinhas em pontos de ônibus. Os abrigos poderão ser instalados em regiões periféricas e em ruas com grande circulação", afirma.

O projeto segue para análise da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, antes de retornar à segunda votação em Plenário.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador