Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Professora e reitor da UFG usam tribuna para homenagear Paulo Freire e expor situação da instituição

por Heloiza Amaral publicado 14/10/2021 12h55, última modificação 14/10/2021 12h55

Foto: Mariana Capeletti

A convite dos vereadores Aava Santiago (PSDB) e Mauro Rubem (PT), o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, e a professora da faculdade de Educação Maria Margarida Machado ocuparam a tribuna da Câmara Municipal de Goiânia nesta quinta-feira, 14, para homenagear o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, e para discutir as dificuldades financeiras da instituição após cortes de verbas feitos pelo governo federal. A professora Maria Margarida discorreu sobre as obras de Paulo Freire, que tem seu centenário comemorado esse ano, e lembrou da importância de suas ideias na formação de educadores sem ideologia elitista. Ela também pediu ajuda aos parlamentares não só para salvar a UFG, mas para manter a educação presencial aos adolescentes, adultos e idosos atendidos pelo programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vem sendo negada pelo governo estadual.

O reitor Edward Madureira pediu apoio dos vereadores para evitar que atividades da UFG sejam paralisadas no próximo ano devido ao corte de verbas. Aava Santiago se comprometeu a destinar à instituição 80% de suas emendas impositivas de 2022 e destacou que a UFG foi a responsável por salvar sua vida e a de sua família, que continuaria em situação de pobreza se não fosse pela educação pública de qualidade ao qual ela teve acesso. Mauro Rubem também se dispôs a trabalhar pela manutenção dos projetos e atividades da UFG.