Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara concede entrevista para a Magnífica Mundi

Presidente da Câmara concede entrevista para a Magnífica Mundi

por Manuela-qi — publicado 25/05/2017 18h55, última modificação 25/05/2017 18h56

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), concedeu entrevista na terça-feira, 23, para o complexo de comunicação Magnífica Mundi (que engloba rádio comunitária, rádio on-line e canal de web televisão) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Dentre outros assuntos, Andrey falou para a entrevistadora Luciana Gomides sobre os trabalhos da Câmara, a “Campanha Não Vai ter Psiu!”, que terá sua terceira edição nesta sexta-feira, 26, e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Codemetro).

O presidente explicou as competências dos vereadores, como funciona a Tribuna Livre aberta para a comunidade às quintas-feiras para o debate de dois temas e ressaltou a “Campanha Não Vai ter Psiu!”: “diante de alguns casos de assédio e até de tentativa de estupro dentro da Câmara nós criamos essa campanha que realiza pelo menos um evento mensal para discutir a importância da valorização e do reconhecimento dos direitos das mulheres. Já tivemos duas edições na Câmara e sexta, dia 26 de maio, faremos uma em Aparecida de Goiânia com o apoio da Prefeitura local e em parceria, esta a partir de agora permanente, com o projeto Semeando a Paz da Universidade Alfredo Nasser (Unifan). Temos reunido estudiosos, promotores, professores, delegadas de polícia, lideranças do setor e formadores de opinião de diversas áreas para aprimorar esse debate e ampliar a conscientização. Temos buscado envolver universidades, órgãos públicos e instituições nesse movimento em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Sobre o Codemetro, Andrey pontuou que trata-se de um projeto de Lei do governo estadual que tramita na Assembléia Legislativa (Alego) com o objetivo de reorganizar a Região Metropolitana da Capital em diversas áreas, como mobilidade, transporte e tratamento de resíduos, englobando os vinte municípios circunvizinhos num esforço de trazer avanços para o território popularmente conhecido como “Grande Goiânia” e aprimorar os serviços públicos. “Já recebemos na Câmara o gestor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha (PSD), o deputado estadual Jean Carlo (PHS), relator do projeto, e técnicos do governo estadual que foram debater os pontos polêmicos e tirar dúvidas dos vereadores sobre o tema.

“Desde a primeira reunião deixei claro que eu e os demais vereadores não permitiremos que nem um milímetro da competência de Goiânia seja retirado. Os interesses locais têm que ser tratados pelos poderes locais, a Prefeitura e a Câmara”, frisou o presidente. Andrey relatou que entregou pessoalmente ao vice-governador José Eliton (PSDB) e enviou para Vilmar Rocha e para Jean Carlo um documento com três sugestões dele para o projeto: “sugeri que tenham mais clareza nos conceitos trazidos pela Lei, que a pontuação da Câmara e da Prefeitura de Goiânia nas decisões leve em consideração o peso do PIB e da população locais porque assim ganharemos força nas deliberações e que aquilo que diga respeito a dois ou mais municípios, por exemplo, que tenha a sua discussão e deliberação limitada apenas aos envolvidos”.

Ao encerrar a entrevista, o presidente conclamou a comunidade acadêmica para que “busque conhecer e acompanhar cada vez mais a atuação dos parlamentares, em especial dos vereadores e do Executivo Municipal. Moramos e convivemos no município e queremos o melhor pra ele. Com a participação popular podem surgir idéias, bons debates e críticas construtivas para que possamos mudar posicionamentos e acertar rumos. Reforço que a Câmara e os vereadores estão à disposição da Academia.”

Jornada Internacional de Jornalismo

O presidente foi entrevistado após convite da FIC para que ele participasse da “II Jornada Magnífica – Jornalismo, um livre compartilhar”, realizada de 12 de maio a 12 de junho em comemoração aos 14 anos do complexo. Dentre as atividades estão Ciclo de Debates, Mostra Latino-Americana de Cinema Popular, Oficinas Criativas MAG e exposições fotográficas Trilhas e Passos de Nós Mesmos em parceria com a Asociación Prodocumentales para Cine y TV, da Espanha, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Jornalismo e Diferença (PINDOBA), o Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas (NEADI) e o Espaço Sujeito e Existência Dona Alzira, Laboter/IESA.

Assessoria de Comunicação do vereador Andrey Azeredo:

Maysa Manoela - 62 - 98214-6192

Polliana Martins - 62 - 99600-3828