Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sancionada inclusão do Dia Municipal da Cannabis Terapêutica no Calendário de Eventos de Goiânia

Sancionada inclusão do Dia Municipal da Cannabis Terapêutica no Calendário de Eventos de Goiânia

por Da Redação publicado 10/03/2022 11h30, última modificação 10/03/2022 15h07
De autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), projeto foi aprovado pela Câmara no início de fevereiro

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) sancionou, na última terça-feira (8), o projeto de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil) que inclui a data de 27 de novembro como o Dia Municipal da Cannabis Terapêutica no Calendário Oficial de Eventos da capital. O projeto foi aprovado no Plenário da Câmara, no início de fevereiro, com apenas um voto contrário.

De acordo com o parlamentar, a instituição do Dia Municipal da Cannabis Terapêutica faz parte de uma série de ações de incentivo à pesquisa e à discussão sobre o uso terapêutico da cannabis, com o objetivo de instruir a população acerca da regulamentação e da distribuição dos medicamentos. Além disso, a oficialização da data pretende estimular ações em defesa dos pacientes que necessitam do tratamento, mas que enfrentam preconceito e dificuldade para adquirir medicamentos.

“A inclusão no Calendário Oficial do Município vai permitir que ações sejam realizadas por instituições públicas ou privadas, a fim de promover atividades de caráter educacional na cidade que é referência em todo o Brasil, desde a aprovação da regulamentação desses medicamentos na capital”, explica o vereador, que tem se dedicado à causa.

Em Goiânia, a Câmara já promulgou a lei que autoriza a regulamentação e a distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base de cannabis medicinal. A legislação precisa ainda ser regulamentada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Dia Nacional de Combate ao Câncer

27 de novembro marca também o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A escolha da data foi idealizada por ativistas defensores do medicamento derivado da cannabis, que apresenta grande efetividade no alívio de sintomas provocados pela quimioterapia. “Desde 2013 a data já é celebrada não oficialmente. Agora poderemos incluir no Calendário Municipal a realização de debates, palestras e atos públicos, além da distribuição de material informativo”, conclui Kitão.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador