Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sancionada inclusão do Dia Municipal da Cannabis Terapêutica no Calendário de Eventos de Goiânia

por Da Redação publicado 10/03/2022 11h30, última modificação 10/03/2022 15h07
De autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), projeto foi aprovado pela Câmara no início de fevereiro

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) sancionou, na última terça-feira (8), o projeto de autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil) que inclui a data de 27 de novembro como o Dia Municipal da Cannabis Terapêutica no Calendário Oficial de Eventos da capital. O projeto foi aprovado no Plenário da Câmara, no início de fevereiro, com apenas um voto contrário.

De acordo com o parlamentar, a instituição do Dia Municipal da Cannabis Terapêutica faz parte de uma série de ações de incentivo à pesquisa e à discussão sobre o uso terapêutico da cannabis, com o objetivo de instruir a população acerca da regulamentação e da distribuição dos medicamentos. Além disso, a oficialização da data pretende estimular ações em defesa dos pacientes que necessitam do tratamento, mas que enfrentam preconceito e dificuldade para adquirir medicamentos.

“A inclusão no Calendário Oficial do Município vai permitir que ações sejam realizadas por instituições públicas ou privadas, a fim de promover atividades de caráter educacional na cidade que é referência em todo o Brasil, desde a aprovação da regulamentação desses medicamentos na capital”, explica o vereador, que tem se dedicado à causa.

Em Goiânia, a Câmara já promulgou a lei que autoriza a regulamentação e a distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base de cannabis medicinal. A legislação precisa ainda ser regulamentada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Dia Nacional de Combate ao Câncer

27 de novembro marca também o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A escolha da data foi idealizada por ativistas defensores do medicamento derivado da cannabis, que apresenta grande efetividade no alívio de sintomas provocados pela quimioterapia. “Desde 2013 a data já é celebrada não oficialmente. Agora poderemos incluir no Calendário Municipal a realização de debates, palestras e atos públicos, além da distribuição de material informativo”, conclui Kitão.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador