Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova inclusão de novas modalidades de tratamento na Casa do Autista

Plenário aprova inclusão de novas modalidades de tratamento na Casa do Autista

por Michelle Lemes publicado 06/09/2023 11h15, última modificação 11/09/2023 09h08
Atendimentos a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão oferecer arteterapia, musicoterapia, psicomotricidade, neuropsiquiatria e psiquiatria
Plenário aprova inclusão de novas modalidades de tratamento na Casa do Autista

Foto: Divulgação-Gabinete

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (6), projeto de lei (PL 285/2022) para inclusão de arteterapia, musicoterapia, psicomotricidade, neuropsiquiatria e psiquiatria nas modalidades de tratamento oferecidas na Casa do Autista.

A matéria, de autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), tem por objetivo proporcionar melhor atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir da oferta de mais modalidades de tratamento pelo poder público.

Benefícios

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição complexa que afeta muitas famílias. Dados do Ministério da Saúde apontam que o TEA afeta cerca de uma em cada 160 crianças no mundo, com uma prevalência significativa no Brasil.

A ampliação dos tratamentos na Casa do Autista representa um avanço significativo da oferta de recursos terapêuticos para essa comunidade. Para Sabrina Garcez, garantir um atendimento personalizado e completo para cada pessoa com TEA é essencial para a eficácia do tratamento.

“Cada tratamento possui uma finalidade. A musicoterapia promove a expressão e a comunicação por meio da música; a psicomotricidade estimula o desenvolvimento motor e cognitivo; a arteterapia permite a expressão de emoções através da arte; a neuropsiquiatria auxilia no entendimento das necessidades neurológicas e a psiquiatria oferece suporte emocional. Todos são essenciais para garantir um atendimento personalizado e completo para cada pessoa com TEA, e para isso, é importante considerar as necessidades individuais”, explicou.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). (Com informações do gabinete)