Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova projeto de Policarpo proposto por estudantes do Politizar

Plenário aprova projeto de Policarpo proposto por estudantes do Politizar

por Da Redação publicado 08/05/2024 12h10, última modificação 08/05/2024 13h52
Matéria busca integrar alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino com a realidade das profissões
Plenário aprova projeto de Policarpo proposto por estudantes do Politizar

Foto: Mariana Capeletti

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, nesta quarta-feira (8), projeto de lei (PL 267/2022) para incentivar o Poder Executivo a instituir programa de integração dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino com a realidade das profissões.

De autoria do presidente da Casa, vereador GCM Romário Policarpo (PRD), a proposta foi sugerida pelos estudantes Arthur Marques Franco (Escola Estadual Amália Hermano Teixeira), Esther Nilo de Santana Castro, Brenda Daniella Bergamaschi Souza e Ana Julia Costa Lima (todos do Colégio Fractal). Eles participaram do Projeto Politizar – parceria entre Câmara de Goiânia e Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) – em 2022.

Segundo a matéria, caberá à escola definir atividades e convidar profissionais de cada área para promover a integração com os alunos durante uma semana por ano.

“São evidentes os casos de desistência ou de troca de curso em universidades privadas e públicas, como, por exemplo, na Universidade Federal de Goiás, motivados pela falta de conhecimento a respeito das profissões e das áreas de atuação”, destaca Policarpo. A expectativa é de que o projeto auxilie o estudante na escolha profissional, “permitindo ao jovem conhecer o processo por trás de cada ocupação, levando-o a fazer um direcionamento melhor do seu futuro”, comenta.

O projeto segue para análise da Comissão de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia, antes de passar por segunda votação em Plenário.