Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova inclusão de três novas datas no Calendário Oficial de Goiânia

Plenário aprova inclusão de três novas datas no Calendário Oficial de Goiânia

por Quezia de Alcântara publicado 28/02/2024 12h30, última modificação 28/02/2024 15h21
Projetos de lei instituem o Dia Municipal do Desapego Consciente; o Dia do Operador e Jogador de AirSoft; e o Dia da Cultura Geek
Plenário aprova inclusão de três novas datas no Calendário Oficial de Goiânia

Foto: Mariana Capeletti

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (28), projetos de lei para inclusão de três novas datas no Calendário Oficial do Município.

Dia Municipal do Desapego Consciente

De autoria da vereadora Aava Santiago, o PL 258/2022 institui o Dia Municipal do Desapego Consciente, a ser comemorado em 19 de outubro.

Segundo a parlamentar, trata-se de iniciativa para mobilizar a sociedade em torno da doação de roupas, sapatos e acessórios, em benefício de pessoas com dificuldades financeiras ou em situação de vulnerabilidade social.

"No dia 19 de agosto de 2012, um morador em situação de rua foi encontrado morto no Setor Central. De acordo com a perícia, o homem faleceu de hipotermia – quando a temperatura do corpo fica abaixo de 35°C. O Dia do Desapego Consciente visa relembrar essa trágica morte, a fim de que não se repita em Goiânia", justifica o texto.

Dia do Operador e Jogador de AirSoft

De autoria do vereador Cabo Senna (PRD), o PL 302/2022 institui o Dia do Operador e Jogador de AirSoft, a ser celebrado em 1º de agosto.

"AirSoft consiste na prática de um esporte em que se simulam situações de combate, com estabelecimento de regras e de hierarquia, assim como ocorre em treinamentos militares", explica o parlamentar.

Dia da Cultura Geek

De autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), o PL 423/2022 institui o Dia da Cultura Geek, a ser comemorado em 25 de maio.

“A cultura Geek se caracteriza pelo interesse, em suma, por tecnologia e por entretenimento pop, tornando-se grande movimento com difusão de tecnologias e com popularização de diversas franquias de filmes, como Star Wars, X-Men e Harry Potter. Assim, a cultura Geek pode ser dividida entre as seguintes categorias: fãs de videogames; de computadores; de animes e de mangás; de ficção e de fantasia; de séries; e de musical”, esclarece a parlamentar.

Sabrina Garcez destaca também o impacto gerado pela cultura Geek na economia. “Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), o setor de licenciamento – segmento com produtos relacionados aos quadrinhos, games, filmes, entre outros – movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2020, ano da pesquisa”, conclui.

Os projetos seguem para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).