Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova inclusão de tipagem sanguínea em carteira de estudante

Câmara aprova inclusão de tipagem sanguínea em carteira de estudante

por Michelle Lemes publicado 07/02/2024 13h45, última modificação 07/02/2024 17h59
Instituições de ensino públicas e privadas deverão solicitar dados sobre tipagem sanguínea e fator RH no ato da matrícula. Projeto segue para sanção ou veto do prefeito

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (7), o projeto de lei (PL 182/2022) para inclusão da tipagem sanguínea e do fator RH nas carteiras de estudantes das redes pública e particular de ensino. Segundo a proposta, as escolas deverão solicitar os dados no ato da matrícula.

De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), o texto explica que a tipagem sanguínea consiste em processo de classificação do sangue, com base na detecção dos antígenos presentes. A determinação correta da tipagem e do fator RH contribui para realização segura de procedimentos como transfusão de sangue e transplante de órgãos e tecidos.

De acordo com a parlamentar, o desconhecimento da tipagem sanguínea por pessoas adultas representa risco em situações de emergência médica, devido à perda de tempo no processo de detecção do grupo sanguíneo. "Esse problema se agrava no contexto escolar, em razão da delicadeza no atendimento a crianças e adolescentes", afirma.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).