Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova criação do Projeto "Multiplica Livros" em Goiânia

Plenário aprova criação do Projeto "Multiplica Livros" em Goiânia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 01/03/2023 11h05, última modificação 01/03/2023 14h31
De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), proposta prevê abertura de salas de leitura e de bibliotecas das escolas municipais. Objetivo é promover incentivo à leitura

Abertura de salas de leitura e de bibliotecas das escolas públicas municipais para promover incentivo à leitura junto à sociedade goianiense. Assim a vereadora Aava Santiago (PSDB) justificou projeto de lei (PL 112/2021), de sua autoria, aprovado pela Câmara, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (1º).

Segundo a parlamentar, trata-se de proposta com elevado alcance social, educacional e cultural. "É uma iniciativa que se justifica pelo anseio de oferecer acesso fácil à leitura, estimulando, portanto, busca pelo conhecimento, criatividade e desenvolvimento intelectual e interpessoal", afirmou.

Regras

De acordo com a proposta, o Projeto "Multiplica Livros" será implementado com parcerias entre Secretaria Municipal de Educação e Núcleos de Práticas de Letras, Pedagogia e Biblioteconomia das instituições de ensino superior de Goiânia. "Fica estabelecido, igualmente, que salas de leituras e bibliotecas deverão ser abertas quinzenalmente para a comunidade, o que permitirá leituras nas instalações das escolas", explicou Aava Santiago.

O texto prevê ainda que universitários de instituições cadastradas prestem estágio não-remunerado ou trabalho voluntário, com expedição de certificado de participação pela Secretaria de Educação, para fins acadêmicos.

Já recursos necessários ao custeio do "Multiplica Livros" deverão ser viabilizados por meio de doações do Orçamento Geral do Município.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).