Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Ouvidoria da Mulher da Câmara lança nova campanha de arrecadação para Butique Solidária

por Edição de notícias publicado 24/03/2023 17h11, última modificação 24/03/2023 17h11
Iniciativa ajuda mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social

A Ouvidoria da Mulher da Câmara de Goiânia lançará, na próxima segunda-feira (27), às 9 horas, no Clube de Costura do Mega Moda Shopping, a edição 2023 da campanha de arrecadação para a Butique Solidária Giselle Evangelista. O lançamento contará com presença de mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social assistidas pela ouvidoria e da vereadora Aava Santiago (PSDB), ouvidora da mulher, na Câmara.

“O objetivo é arrecadar o maior número possível de peças de roupas, calçados, acessórios, que possam atender a mulheres vítimas de violência de gênero e seus filhos. Boa parte dessas mulheres se encontra em situação de vulnerabilidade social. Ao romperem o relacionamento abusivo, muitas vezes saem de casa apenas com a roupa do corpo, levando seus filhos e nada mais”, afirma Maria Clara Dunck, coordenadora da Ouvidoria da Mulher.

Segundo Aava Santiago, a ação vai além da arrecadação e doação de roupas. “Cada peça doada é um gesto de apoio, um acolhimento para essas mulheres. Basta se imaginar rompendo com um ciclo de violência, sendo obrigada a deixar tudo para trás e começar do zero, de verdade. Toda e qualquer ajuda, mesmo que seja material, é bem-vinda. É fundamental ampliar ações que humanizem a vivência dessas pessoas destituídas de sua cidadania”, comenta.

Durante o lançamento, mulheres vítimas de violência, assistidas pela Ouvidoria da Mulher, receberão um dia de autocuidado –com maquiagem, cabeleireira, consultoria de estilo e fotos profissionais. As atividades são resultado de parceria entre Ouvidoria da Mulher, Ouse Mix e Clube de Costura. “Essa é uma característica do trabalho da ouvidoria, firmar parcerias com diversos segmentos sociais em nome do bom acolhimento a essas mulheres”, conclui Maria Clara.

Homenagem

O nome da Butique Solidária Giselle Evangelista Gonçalves homenageia a servidora pública, vítima de feminicídio, em 2018. Ela morreu asfixiada após crise de ciúmes do então namorado, José Carlos de Oliveira Júnior. Em dezembro de 2022, ele foi condenado a 13 anos de prisão, em regime fechado.

Histórico

Criada por resolução de 2013, a Ouvidoria Especial da Mulher da Câmara foi reestruturada a partir de 2021. A acolhida conta com pessoal capacitado para recebimento de denúncias de todas as formas de violência, com posterior encaminhamento da vítima à delegacia especializada ou para atendimento psicológico, se necessário. Para efetivação dos trabalhos, a ouvidoria firmou termo de cooperação com o Núcleo de Prática Jurídica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Serviço:

Lançamento da Campanha Butique Solidária Giselle Evangelista
Data: 27 de março
Local: Clube de Costura, Estacionamento G3, Mega Moda Shopping
Parceiros: Mega Moda, Ouse Mix, Clube de Costura, mandato da vereadora Aava Santiago, Ouvidoria da Mulher

Pontos de coleta:

Câmara Municipal de Goiânia
Sala de Acolhimento da Ouvidoria da Mulher
Segunda a sexta, das 8 às 17h
Av. Goiás, 2001, St. Central

Orientar Centro Educacional
Segunda a sexta, das 7h às 17h