Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Omissão de socorro a animais atropelados em Goiânia terá multa de R$ 1 mil

Omissão de socorro a animais atropelados em Goiânia terá multa de R$ 1 mil

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 21/02/2024 15h15, última modificação 21/02/2024 17h03
Plenário da Câmara derrubou veto do Executivo a projeto de lei, de autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos)
Omissão de socorro a animais atropelados em Goiânia terá multa de R$ 1 mil

Foto: Alberto Maia

Com apoio da base governista, o Plenário da Câmara de Goiânia derrubou, nesta quarta-feira (21), veto integral do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) a projeto de lei (nº 362/2021), de autoria da vereadora Sabrina Garcez, do mesmo partido, que estabelece multa a condutores de veículos automotores ou não que omitirem socorro a animais em caso de atropelamento.

Em sua justificativa, o Executivo entendeu tratar-se de norma de trânsito, que só pode ser legislada pela União. Relator do veto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o vereador Thialu Guiotti (Avante), porém, considerou que a regra não invade a competência do governo federal e busca apenas modernizar a legislação municipal, manifestando-se pela derrubada do veto.

De acordo com a proposta, que se tornará lei após promulgação pela Mesa Diretora e publicação no Diário Oficial do Município (DOM), motorista ou passageiro de veículo automotor, ciclomotor, motocicleta ou bicicleta que deixar de prestar socorro imediato a animais atropelados ou, em caso de impedimento, acionar órgão público responsável, será punido com multa de R$ 1 mil – valor reajustado anualmente pela inflação. Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado.

O projeto também prevê repasse de recursos arrecadados com infrações para entidades protetoras de animais cadastradas no município.