Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mobilidade Urbana no Plano Diretor é tema de minicurso em Goiânia

Mobilidade Urbana no Plano Diretor é tema de minicurso em Goiânia

por marcos — publicado 16/03/2018 08h27, última modificação 16/03/2018 08h27

A Câmara Municipal de Goiânia realizará, no próximo dia 23, o minicurso “A Goiânia que Queremos - Plano Diretor 2018” com o tema “Mobilidade Urbana”. A apresentação será às 14h30, no auditório Carlos Eurico, e abrirá o ciclo de eventos de 2018 fruto da parceria entre a Casa e o Instituto de Direito Administrativo de Goiás (Idag) para capacitar vereadores, assessores parlamentares, servidores públicos e a comunidade interessada.

Em 2017, a união entre o Legislativo Municipal e o Instituto promoveu 5 eventos e, neste ano, o presidente da casa, vereador Andrey Azeredo (PMDB), renovou a parceria para dar prosseguimento às atividades. A esse respeito, em dezembro do ano passado, o presidente do Idag, José Taveira Neto, ressaltou, ao destacar o viés de responsabilidade social dos debates envolvidos: "Andrey é um ilustre parlamentar que tem feito uma parceria frutífera conosco. Feliz da população que tem um legislador que alcança, com o seu olhar, a necessidade de se promover encontros dessa natureza."

“O documento final da revisão do Plano Diretor de Goiânia (PDG) que deverá ser enviado à Câmara em breve será amplamente analisado e debatido por todos os vereadores com a população e as instituições ligadas ao tema. E agora, mesmo antes da entrega do documento, não perderemos tempo, vamos seguir adiante esmiuçando esse Plano que afetará a vida de todos os moradores da Capital”, afirmou Andrey Azeredo. Ele destacou, ainda, que tem “estudado muito sobre ordenamento urbano, desde antes de ser eleito, é um tema essencial e a Câmara está empenhada em aproveitar ao máximo essa oportunidade ímpar de decidirmos sobre o presente e o futuro da cidade.”

Mobilidade: política de Estado

O presidente Andrey acompanhou, no ano passado, as reuniões técnicas e audiências promovidas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação (Seplanh) sobre o PDG,  inclusive dando sugestões pontuais especialmente na área da mobilidade: “Esperamos que o texto revisado chegue na Câmara já com as adequações que solicitamos para que possamos ter, dentre outras demandas essenciais, um melhor trânsito e um transporte coletivo de qualidade. Devemos pensar o Transporte Público como uma política de Estado e não como uma questão de governos que mudam de 4 em 4 anos e não geram o impacto positivo que a população tanto espera.”

Revisão do PDG

A equipe revisora do Plano Diretor é composta por 30 pessoas que já realizaram mais de 100 reuniões a respeito do assunto com diversas instituições. São profissionais de vários setores da Seplanh que trabalham na revisão do PDG de 2007 conforme a Lei 171/07 e o Estatuto das Cidades, que determinam a revisão, a cada dez anos, do Plano. Já a Lei que instituiu o Plano Diretor de Goiânia, sancionada em 2007, determina a atualização dele a cada dois anos.

Inscrições e certificados

As instituições e pessoas que quiserem participar do minicurso deverão se inscrever no portal da Casa, o www.goiania.go.leg.br clicando no link do evento. Haverá certificado de participação para quem o solicitar.

Serviço:

Minicurso “A Goiânia que Queremos - Plano Diretor 2018: Mobilidade Urbana”

Realização: Câmara Municipal de Goiânia

Organização: Instituto de Direito Administrativo de Goiás (IDAG)

Data: 23/3/2018

Horário: 14H30

Local: Auditório Carlos Eurico da Câmara Municipal de Goiânia

Endereço: Avenida Goiás, n° 2001, Setor Central

Público-alvo: Vereadores e assessores parlamentares, instituições, estudantes e toda a comunidade interessada no tema

Com informações da assessoria de imprensa da Presidência

registrado em: