Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mauro Rubem propõe tombamento de roteiro Art Déco em Goiânia

Mauro Rubem propõe tombamento de roteiro Art Déco em Goiânia

por Da Redação publicado 02/08/2022 12h20, última modificação 03/08/2022 10h10
Proposta é proteger 19 construções em um traçado de sete quilômetros
Mauro Rubem propõe tombamento de roteiro Art Déco em Goiânia

Foto: Mariana Capeletti

O vereador Mauro Rubem (PT) apresentou projeto nesta terça-feira, 2, propondo o tombamento do roteiro Art Déco da região central de Goiânia, com 19 construções e o traçado de sete quilômetros, começando pelo Lago das Rosas (tampolim e mureta), até o Teatro Goiânia, continuando pela rua 3, até o Grande Hotel. A partir daí, subindo a avenida Goiás, há a torre do relógio, coreto, Praça Cívica, TRE, Museu Pedro Ludovico Teixeira, Chefatura de Polícia, fonte luminosa, obelisco, Fórum e Tribunal de Justiça, Palácio das Esmeraldas, Secretaria Geral, Museu Zoroastro Artiaga, IPHAN, Lyceu de Goiânia, IFG, e a Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador.

Os bens que integram o roteiro não poderão ser destruídos, demolidos ou mutilados, nem ser reparados, pintados ou restaurados sem autorização prévia do órgão municipal responsável pelo patrimônio histórico, sob pena de multa de 50% do valor do dano causado. Também ficarão proibidas construções que impeçam ou reduzam a visibilidade dos monumentos, assim como colocar neles anúncios e cartazes.

Ainda de acordo com o projeto, o município deverá desenvolver e incentivar um programa permanente de passeio pelo centro histórico, promovendo a visitação do acervo Art Déco. Para Mauro Rubem, o tombamento é uma forma de valorizar a arquitetura goianiense e promover o turismo na capital. “Teremos sinalização dos monumentos com mapas bilíngues, informações históricas e culturais por meio de QR code, além de ciclofaixas e inserção no calendário escolar, com passeios pedagógicos guiados”, explica o vereador.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador