Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mauro Rubem aciona Justiça contra fechamento de bibliotecas na rede municipal de ensino

Mauro Rubem aciona Justiça contra fechamento de bibliotecas na rede municipal de ensino

por Da Redação publicado 09/11/2022 13h35, última modificação 09/11/2022 17h03
Vereador entrou com representação no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Contas dos Municípios
Mauro Rubem aciona Justiça contra fechamento de bibliotecas na rede municipal de ensino

Foto: Mariana Capeletti

O vereador Mauro Rubem (PT) entrou com representação no Ministério Público Estadual (MP-GO) e no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quarta-feira (9), contra o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), e o secretário de Educação, Wellington Bessa, pelo fechamento de 50 bibliotecas da rede municipal de ensino. A ação teria ocorrido para que os espaços sejam transformados em salas de aula da Educação Infantil.

Mauro Rubem reconhece necessidade da abertura de novas turmas, mas diz que isso deve ocorrer por meio da construção de novas escolas e CMEIs. “Dois anos e meio depois do fim do prazo legal para implantação das bibliotecas nas escolas, determinando que elas devem funcionar em espaço físico exclusivo, a SME viola a legislação, em retrocesso que precariza e prejudica aprendizado de crianças e adolescentes, além de causar possível perda para o patrimônio público”, afirma o vereador, destacando que também não é correto encaminhar crianças na faixa etária de quatro e cinco anos para estabelecimentos de Ensino Fundamental, que têm parâmetros diversos da Educação Infantil. “Professores da rede atestaram, em entrevista ao jornal O Popular, que escolas não têm estrutura física nem humana para receber crianças, que são muito pequenas e não dependem somente de um professor. Teriam que adequar até bebedouros para a altura delas.”

Segundo o parlamentar, a situação é ainda mais grave, visto que a mudança ocorre às vésperas do período de matrículas, que começa no dia 16 de novembro para alunos veteranos. Mauro Rubem solicita ao MP-GO e ao TCM que seja interrompida a ação da Secretaria Municipal de Educação e que sejam apuradas responsabilidades dos agentes públicos.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

 

Carta de Serviços

 

 

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia