Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Bill Guerra propõe treinamento em maternidades para evitar mortes de recém-nascidos

Bill Guerra propõe treinamento em maternidades para evitar mortes de recém-nascidos

por Quezia de Alcântara publicado 07/05/2024 10h15, última modificação 07/05/2024 14h40
Projeto determina que hospitais ofereçam aos pais ou responsáveis treinamento para prestação de primeiros socorros em casos de engasgo do bebê
Bill Guerra propõe treinamento em maternidades para evitar mortes de recém-nascidos

Foto: Gustavo Mendes

O vereador Bill Guerra (MDB) apresentou, nesta terça-feira (7), projeto de lei para que hospitais e maternidades ofereçam aos pais ou responsáveis de recém-nascidos treinamento para realização da Manobra de Heimlich – necessária aos primeiros socorros em casos de engasgo.

Segundo o texto, o treinamento deverá ser ministrado antes da alta hospitalar do bebê, individualmente ou em grupo.

A matéria também determina que as unidades de saúde disponibilizem informações sobre a síndrome da morte súbita infantil – situação em que o bebê morre de forma inesperada e sem causa aparente durante o sono.

“Uma das principais causas de morte de recém-nascidos é asfixia, provocada principalmente pela regurgitação do leite materno ou, em casos específicos, pelo uso de mamadeiras. Agir rapidamente evita complicações; a Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por obstrução das vias respiratórias", justifica o parlamentar.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).