Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Marlon quer regulamentação da ‘Xepa da Vacina’ em Goiânia

Marlon quer regulamentação da ‘Xepa da Vacina’ em Goiânia

por Da Redação publicado 06/05/2021 18h23, última modificação 06/05/2021 18h23

O vereador Marlon Teixeira (Cidadania) apresentou nesta quinta-feira (6) Requerimento a ser enviado ao prefeito Rogério Cruz solicitando que o Poder Público Municipal ordene e regulamente, em Goiânia, em caráter de urgência, a chamada ‘Xepa da Vacina’ – as sobras de doses dos imunizantes contra o novo coronavírus, ao final do dia, nas unidades de saúde. Com um total de 19 assinaturas, o Requerimento foi aprovado.
Por meio do documento oficial, Marlon sugere que seja feito, pela Prefeitura, um cadastro prévio de interessados pela sobra da vacina contra a Covid-19, e que essas pessoas sejam chamadas no dia de aplicação, nos postos de saúde, evitando, assim, o desperdício de doses na Capital. “Conforme noticiado pela imprensa e relatado pelos próprios profissionais de Saúde que atuam nos pontos de vacinação não apenas em Goiás, mas no Brasil, está havendo desperdício, em média, de quatro a seis doses dos imunizantes por dia”, destaca o parlamentar. “Essas informações e relatos ocorrem em um momento de grande mobilização por mais vacinas para a população, o que é preocupante”, pondera.
Na opinião de Marlon, a sobra de doses de imunizantes contra a Covid-19 - denominada vulgarmente de ‘xepa da vacina’ - está sendo utilizada “de forma indiscriminada, sem qualquer tipo de disciplinamento” – daí a necessidade de ordenação e regulamentação. “Na hipótese de haver frasco de vacina aberto, as doses remanescentes devem ser aproveitadas e ofertadas a pessoas previamente cadastradas, que serão rapidamente mobilizadas pelas unidades de saúde”, argumenta o vereador. “Uma vez adotadas medidas, acabaremos com as filas da ‘xepa da vacina’ e com a possibilidade de desperdício”, sustenta, reiterando a importância da ação da Prefeitura.
Deve haver critério
As sobras ocorrem porque as vacinas podem vir em frascos monodoses (com uma dose) ou multidoses (com várias). Nesse último caso, cada frasco de vacina dispõe de dez ou até 12 doses e, uma vez aberto, o conteúdo tem que ser aplicado em, no máximo, oito horas. A redistribuição de doses remanescentes para evitar desperdício é algo comum em campanhas de imunização, mas ganhou destaque na vacinação contra a Covid-19. A ‘Xepa da Vacina’ não deixa de ser uma esperança para quem ainda não faz parte dos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunização; por causa disso, tem mobilizado centenas de pessoas em busca de sobras de doses, ao final do dia, nas unidades de saúde. A prática tem sido recorrente em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá.
Diante da alta procura, os postos têm registrado – em todo o País, segundo notícias divulgadas pela imprensa - filas de espera de 200 a 100 pessoas interessadas nas doses excedentes. Porém, em caso de sobra de vacina em um determinado dia, as unidades conseguem atender, no máximo, nove pessoas na lista de espera. A Sociedade Brasileira de Imunizações afirma que a aplicação de doses excedentes deve seguir critérios de boas-práticas, como transparência e registro das pessoas vacinadas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), que faz o controle das doses aplicadas na população.

(Texto: Assessoria de Impresa do Vereador Marlon)