Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Léia Klebia sugere criação da “Patrulha Escola Segura” e diagnóstico da segurança nas escolas

Léia Klebia sugere criação da “Patrulha Escola Segura” e diagnóstico da segurança nas escolas

por Da Redação publicado 18/04/2023 11h05, última modificação 19/04/2023 14h04
Projetos apresentados pela parlamentar transformam perímetro de até cem metros das escolas em áreas de segurança
Léia Klebia sugere criação da “Patrulha Escola Segura” e diagnóstico da segurança nas escolas

Foto: assessoria da vereadora

A vereadora Léia Klebia (Podemos) apresentou, esta semana, dois projetos que oferecerão mais segurança para os alunos das escolas na capital.

O primeiro projeto cria a “Patrulha Escola Segura”, que "consiste em dar uma resposta rápida e satisfatória para a população de que, em meio aos atentados presenciados recentemente, o Município de Goiânia não ficará de braços cruzados e agirá para intervenção e combate à violência no ambiente escolar, seja física, social ou psicológica". “No que se remete às discussões a respeito da violência nas escolas, muito se ouve sobre medidas de segurança semelhantes às de presídios ou unidades carcerárias, o que vai de lado oposto ao nosso objetivo de escola, que deve ser um lugar de harmonia, segurança e espaço para o desenvolvimento do indivíduo”, diz Leia, adicionando que, “dessa maneira, utilizaremos uma força de segurança específica e exclusiva, devidamente treinada, que atue em conjunto com as escolas para preservação do berço de cada cidadão, a escola”.

 O segundo projeto da parlamentar quer um diagnóstico da situação de segurança nas imediações das escolas.

“A proposta busca contribuir para uma efetiva melhora na segurança das escolas, com ações envolvendo a comunidade escolar e o poder público”, diz a vereadora. “Estamos presenciando diversos atentados às escolas e a professores por alunos ou ex-alunos, deixando os pais e os profissionais de ensino com medo de permanecerem no ambiente escolar. Pais e gestores estão vendo as escolas como um ambiente inseguro e com isso cresce a evasão escolar por receio à segurança pessoal, seja nas escolas, consideradas por especialistas, em áreas de risco, seja em escolas localizadas em áreas consideradas seguras. A insegurança por invasões para furtos, danos ao patrimônio, abordagem por traficantes, os recentes ataques a alunos e funcionários, é constante e perturbadora”, avalia Léia Klebia.

Este projeto de lei visa implementar políticas públicas com o objetivo de minimizar a falta de segurança nas escolas, através da realização de um diagnóstico da situação de segurança nas imediações das instituições de ensino, restrição ao acesso nas dependências da escola com aplicação de medidas de resolução pelas autoridades competentes e buscando efetivar uma diminuição da evasão escolar por medo de ir a escola. “Devemos tratar a segurança escolar como prioridade em nosso Município”, conclui. (Com dados do gabinete da vereadora).