Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Kátia propõe criação de Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas

Kátia propõe criação de Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas

por Quezia de Alcântara publicado 28/02/2024 09h55, última modificação 28/02/2024 14h20
Iniciativa visa minimizar efeitos adversos de alterações no clima, como enchentes, aumento de áreas de alagamento e risco de falta de água

De autoria da vereadora Kátia (PT), projeto de lei (PL 458/2023) para criação do Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas (Gynclima) tramita na Câmara.

Segundo o texto, a criação do fórum representa medida importante, pois trará o debate sobre mudanças climáticas e sobre políticas públicas de combate aos efeitos adversos das alterações no clima. As discussões ficarão a cargo de conselho consultivo formado por representantes do poder público e da sociedade civil, voltado à cooperação, ao diálogo e ao desenvolvimento de estratégias para enfretamento de problemas relacionados às mudanças climáticas e às consequências sociais, ambientais e econômicas desse fenômeno.

“O projeto de lei vai ao encontro de políticas públicas do Município, que criou estruturas institucionais básicas como o Selo de Sustentabilidade Ambiental, estabelecendo o início de arcabouço organizacional junto às secretarias e aos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura. Assim, fortalece-se estrutura política e técnica destinada ao tratamento de questões sobre mudanças do clima”, afirma Kátia.

Ainda de acordo com a parlamentar, “o Município possui estudos que apontam para o aumento das áreas de alagamento e para o risco de falta de água na capital. Trata-se de identificar iniciativas capazes de mitigar efeitos nocivos advindos das mudanças climáticas, como enchentes ocorridas recentemente, a partir de ações coordenadas e estratégicas".