Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara discute incentivo a pesquisas com cannabis medicinal em Goiânia

Câmara discute incentivo a pesquisas com cannabis medicinal em Goiânia

por Da Redação publicado 11/09/2023 09h05, última modificação 11/09/2023 16h47
De autoria do vereador Lucas Kitão (PSD), projeto de lei já foi aprovado em primeira votação

O Plenário da Câmara de Goiânia iniciou debate sobre incentivo a pesquisas com cannabis terapêutica na capital. De autoria do  vereador Lucas Kitão (PSD), o projeto de lei já foi aprovado, por unanimidade, em primeira votação.

O projeto é complementar à já ocorrida promulgação da autorização e regulamentação da distribuição de medicamentos à base de cannabis medicinal em Goiânia, assim como à instituição do Dia Municipal da Cannabis Terapêutica – ambas iniciativas de autoria de Kitão.

Segundo o parlamentar, o projeto de lei busca incentivar pesquisas científicas que garantam suporte institucional e orientem associações sem fins lucrativos, universidades e familiares de pacientes que necessitam de tratamento com medicamentos à base de Canabidiol (CDB) ou Tetrahidrocanabidiol (THC).

Ainda de acordo com o vereador, é importante conscientizar a população goianiense por meio de fomento a pesquisas, de promoção de atividades científicas e de fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil e de pacientes da cannabis. A partir da aprovação da proposta de lei, explica Kitão, serão promovidas atividades científicas com estratégias para aprimoramento da atenção integral à saúde; de promoção e continuidade de processos de desenvolvimento científico relacionados ao uso da cannabis medicinal; e de fortalecimento da capacidade operacional e científica de instituições público-privadas de ensino e pesquisa em parceria com universidades.

“Todas essas ações visam incentivar pesquisa científica da planta cannabis dentro das normas legais e administrativas já existentes. Também levam os resultados levantados ao conhecimento de toda a população e de toda a comunidade científica, a fim de proporcionar qualidade de vida e saúde à população”, justifica o vereador.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador