Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Gestão austera e eficiente garantiu economia e aprimoramento dos trabalhos da Câmara em 2017

Gestão austera e eficiente garantiu economia e aprimoramento dos trabalhos da Câmara em 2017

por marcos — publicado 21/12/2017 20h15, última modificação 22/12/2017 09h01

     O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), apresentou, na manhã desta quinta-feira, 21 de dezembro, durante a última Sessão Plenária do ano, o balanço dos recursos e das ações desenvolvidas na Casa em 2017. Além do detalhamento feito por ele na tribuna, também foram distribuídos, para todos os vereadores e para a imprensa, um relatório contendo os dados do balanço.

 

      “Tivemos um ano de trabalho, empenho e determinação intensos por parte dos vereadores. A Câmara foi extremamente ativa, realizou muitas ações em conjunto com a sociedade buscando conhecer profundamente as questões que incomodam as pessoas e apresentando alternativas para auxiliar o Executivo na solução de demandas. Um dado importante: essa legislatura teve uma assiduidade acima da média em relação às anteriores, o que permitiu que tivéssemos todas as sessões realizadas com votações, com exceção de apenas uma, que, por vontade e deliberação do Plenário, foi suspensa para acompanharmos, em Aparecida de Goiânia, uma assembléia da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) relativa à Capital”, afirmou o presidente. 

 

      Andrey também expôs as iniciativas que permitiram que a Câmara pudesse economizar R$ 17 milhões de seu orçamento (duodécimo) e fizesse, nesta semana, a devolução desse montante histórico para a Prefeitura, o maior valor já devolvido ao Executivo na história do Legislativo goianiense: “Nossa gestão foi austera e investiu com responsabilidade e planejamento cada centavo do dinheiro público que nos foi entregue para a manutenção da Casa. Reorganizamos contratos vigentes e passamos a usar o sistema de pregões eletrônicos para todas as licitações, o que propiciou mais concorrência entre os participantes e garantiu melhores preços. Foi essa gestão transparente e com eficiência que permitiu que chegássemos ao fim deste exercício com R$ 17 milhões para serem entregues à Prefeitura para serem empregados em demandas sociais.”

 

Conheça alguns dos principais dados do balanço de 2017: 

 

      Dentre os atos de gestão, destacaram-se: criação de comissão para a realização de concurso público, convocação dos 42 candidatos aprovados remanescentes do concurso de 2006, assinatura de convênio com a TV Assembléia, implantação do sistema de pregão eletrônico, redução de valores de contratos, regularização e regulamentação do uso de veículos, além da realização de 369 processos administrativos e 24 atividades culturais. Nos atos legislativos destacaram-se 533 projetos de leis, 46 projetos de leis complementares, 50 projetos de decretos legislativos, 26 projetos de resolução, 16 projetos de emendas à Lei Orgânica, 70 vetos, 22.944 requerimentos e 61 audiências públicas, dentre outros. 

 

     Na área da comunicação, dentre as principais realizações, foi inaugurado o sinal da TV Câmara no canal 61.2 da TV aberta digital, foi feita a cobertura externa e interna das reuniões e atividades das comissões e foi inaugurada nova programação. Quanto ao portal da Casa na internet, ele foi reformulado, ficou mais acessível e aprimorado e passou a exibir vídeo – reportagens dos vereadores. Também houve um significativo aumento no número de notícias divulgadas e foi reativada a Ouvidoria. 

 

      Novos equipamentos 

 

     Neste ano já realizamos a aquisição de 100 novos computadores que serão entregues nos próximos dias e concluiremos, ainda em 2017, a aquisição de microfones e outros itens para que tenhamos, já no reinício dos trabalhos, melhores  equipamentos à disposição da Casa”, acrescentou Andrey. 

 

      Ele ainda ressaltou que “tudo que fizemos foi a nossa obrigação como porta-vozes da comunidade e depositários das esperanças daqueles que esperam de nós o melhor trabalho possível pelo bem de Goiânia e dos que aqui vivem. Termino o ano com a sensação de dever cumprido, mas ciente de que em 2018 teremos que avançar mais e continuar fazendo jus aos votos recebidos em 2016. As obrigações de um vereador nunca se findam, enquanto estamos detentores de um mandato temos que nos dedicar, com afinco e rigor constitucional, às causas da coletividade. Estou convicto de que no ano que vem a Câmara Municipal vai produzir ainda mais benefícios para todo o município e discutir, com maior profundidade e responsabilidade social, os grandes temas que interferem na vida de todas as pessoas, como o Plano Diretor da Capital.”


Com informações da assessoria de imprensa da Presidência

registrado em: