Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Frente Parlamentar 'Vacina Já' se reúne com representantes da sociedade civil

Frente Parlamentar 'Vacina Já' se reúne com representantes da sociedade civil

por Quezia de Alcântara publicado 23/03/2021 18h25, última modificação 24/03/2021 09h15

De forma virtual, vereadores da “Frente Parlamentar Vacina Já” debateram hoje, 23, com representantes de vários segmentos da sociedade goianiense a fabricação de vacinas no Estado de Goiás e a situação de vulnerabilidade de pessoas que, devido à pandemia, estão com dificuldades financeiras. Foram levantadas questões sobre o pagamento do Auxílio Emergencial e da Renda Família, além de composição de uma rede de solidariedade para arrecadar cestas alimentares.

Os participantes, sob coordenação do presidente da Frente, vereador Mauro Rubem (PT), e apoio da vice-presidente, veradora Aava Santiago (PSDB), decidiram que irão visitar na próxima quinta-feira, 25/03, a Iquego, laboratório que está subutilizado, e poderia ser reestruturado para fabricar vacinas a longo prazo. A “Frente Vacina Já” convidou a UFG para fazer parceria afim de analisar a possibilidade de reativar a Iquego. A vereadora Aava defendeu a cobrança à PRefeitura de um cronograma sobre a utilização dos recursos que a CÂmara enviou aos cofres públicos. Ela quer que seja definida compra das vacinas, bem como datas em que isso se dará e quando chegarão à capital para serem utilizadas na imunização dos goianienses.

Para viabilizar a entrega de vacinas, os membros da Frente pretendem contactar os pesquisadores do Instituto Butantan e da Fiocruz para conhecer o cronograma de entrega dos imunizantes para a população brasileira e por extensão, para Goiás e Goiânia.

O reitor da UFG, Edwards Madureira, discorreu sobre a atuação da universidade no combate à pandemia no estado de Goiás e em Goiânia. “A UFG tem mostrado que a situação ia se tornar difícil, mas não ouviram e infelizmente a única arma que a gente tem são os cuidados com uso de máscara, álcool gel, distanciamento”, afirmou adicionando que o “Governo federal não adquiriu as vacinas da Pfizer no ano passado e poderíamos estar com as pessoas acima de 50 anos todas vacinadas”. Ele informou que há estudos nas universidades brasileiras para a criação de 20 vacinas, quatro delas em testes clínicos, mas falta investimentos para avançar, pois a vacinação deverá continuar por vários anos.

SOLIDARIEDADE

Além do tema vacina, a reunião teve a pauta da arrecadação de alimentos para ajudar os mais vulneráveis bastante discutida mediante sugestão de Reila, do Conselho de Políticas Públicas Mulheres do Brasil. O Sindiposto se prontificou a participar com a colocação de postos de arrecadação nos postos da capital e a e a Fecomércio mobilizando os empresários para doar os alimentos. A Frente também irá manter contato com panificadoras e supermercados para participarem da campanha de solidariedade, que deverá iniciar o mais rápido possível, segundo Mauro Rubem.

Os interlocutores sugeriram também a criação de hortas urbanas em espaços vazios nos bairros para incentivar o plantio e o consumo de hortifrutis, pois as cestas básicas são compostas de alimentos não perecíveis e portanto, para fortalecer o sistema imune é necessário, com apoio técnico da faculdade de Agronomia da UFG.

A Frente pretende enviar relatório para a Prefeitura sobre o Programa Renda Família que já apresenta uma série de dificuldades, entre elas, exclusão das famílias que recebem o Auxílio emergencial do Governo Federal. Para sanar esses problemas, haverá reunião na próxima semana da Comissão de Saúde e Assistência Social, em que os vereadores que compõem a Frente da Vacina deverão participar, a fim de reformular a proposta da Prefeitura.

Outras ações sugeridas na reunião foram: encaminhar solicitações para a Saneago e a Enel sobre os cortes de fornecimento de água e luz para famílias que estão tendo dificuldade para pagar suas contas; criar de campanhas para que a população possa aderir à vacinação quando estiver à disposição.

Participaram da reunião:

O presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação), Nilton Brandão; o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil  que preside a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o presidente do Sindsaúde, Néia Viera; o vice-presidente da Fecomércio Goiás, Ademildo de Godoy; o presidente do Sindiposto, Márcio Andrade ; o presidente do Senge-GO, Gerson Tertuliano; a presidente do SndiSaúde, Néia Vieira; o presidente da Adufg, Flávio Alves da Silva;  o presidente do Sindiposto, Márcio Andrade; o presidente do Sindilojas , Eduardo Gomes; o ex-vereador Djalma Araújo, entre outros.