Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Fabrício Rosa, Bill Guerra e Markim Goyá tomam posse na Câmara de Goiânia

Fabrício Rosa, Bill Guerra e Markim Goyá tomam posse na Câmara de Goiânia

por Michelle Lemes publicado 16/04/2024 11h40, última modificação 16/04/2024 16h29
Vereadores chegam à Casa após cassação de chapas por descumprimento da cota de gênero nas eleições de 2020

A terça-feira (16) marcou a chegada de três novos parlamentares à Câmara de Goiânia. Fabrício Rosa (PT), Bill Guerra Mochilink (MDB) e Markim Goyá (PRD) assumiram, em definitivo, os mandatos de vereador. Dos três, apenas Rosa não havia ocupado cadeira na Câmara e foi o único a prestar juramento na sessão comandada pelo primeiro vice-presidente, vereador Thialu Guiotti (Avante). Bill Guerra e Goyá, que já haviam assumido os mandatos na atual legislatura, apenas retomaram o posto.

Os três vereadores chegam à Casa após a cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das chapas do PMB e do PTC (atual Agir) nas eleições de 2020 por descumprimento da cota de gênero, que exige proporcionalidade na quantidade de candidaturas masculinas e femininas.

Fabrício Rosa

Policial rodoviário federal e oficial da reserva da Polícia Militar, Fabrício Rosa assumiu o mandato após três anos e seis meses aguardando trâmites de processos no TSE e no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Suplente pelo PSOL nas eleições de 2020, migrou posteriormente para o PT, partido que representa na Câmara.

Primeiro vereador assumidamente gay eleito em Goiânia, Rosa afirma que fará um mandato dando voz a minorias, crianças, adolescentes, comunidade LGBTQIAPN+, defensores dos direitos humanos, do meio ambiente, da reforma urbana e agrária e da segurança pública cidadã.

Professor e doutorando em Direitos Humanos na Universidade Federal de Goiás (UFG), atua no enfrentamento à exploração sexual contra crianças e adolescentes, no combate ao trabalho escravo, ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas.

Bill Guerra Mochilink

Natural de Goiânia, Acenil Guerra da Costa, mais conhecido como Bill Guerra, tem 51 anos e atua como repórter cinematográfico. Já havia assumido cadeira na Câmara no dia 5 de dezembro de 2023 e retorna à Casa definitivamente, com a conclusão dos processos na Justiça Eleitoral.

Bill Guerra é casado e pai de um filho. Ele ficou conhecido por sua atuação como mochilink – transmissão ao vivo de reportagens – e ganhou notoriedade nas redes sociais. Tem quase 500 mil seguidores no Instagram.

Uma das principais bandeiras que defende, tanto no jornalismo quanto na política, é a luta por direitos da população. Na Câmara, o vereador afirma que vai atuar como porta-voz da comunidade para cobrar soluções aos problemas da capital.

Markim Goyá

Marcos Antônio da Silva, o Markim Goyá, também já havia assumido o mandato na atual legislatura. Com a cassação de chapas que descumpriram a legislação eleitoral, assume em definitivo.

Nas eleições de 2020, recebeu 3.021 votos pelo Patriota, sendo suplente de vereador pelo partido. Atualmente, está no PRD (resultado da fusão entre Patriota e PTB). Na Câmara, afirma que seu mandato terá o compromisso de defender direitos das pessoas mais necessitadas e carentes.

(*) Perfis encaminhados pelas assessorias dos vereadores