Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Espetinho e frango com pequi e guariroba são declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Gastronomia de Goiânia

por Da Redação publicado 30/06/2023 08h40, última modificação 30/06/2023 14h16
Autor dos projetos de lei, vereador Sandes Júnior (PP) destaca importância do registro de identidades gastronômicas

O Plenário da Câmara aprovou, em Sessões Ordinárias desta semana, projetos de lei que instituem pratos típicos da culinária goiana – espetinho e frango com pequi e guariroba – como Patrimônio Cultural Imaterial da Gastronomia de Goiânia.

Autor das propostas, o vereador Sandes Júnior (PP) afirma que “receitas regionais são conhecidas e valorizadas por compor hábitos alimentares nativos, sendo elaboradas com ingredientes disponíveis na região e preparadas com técnicas transmitidas de geração em geração”.

Ainda segundo o parlamentar, o registro de identidades gastronômicas torna bens de natureza imaterial acessíveis a futuras gerações. "É importante transmitir o legado que contemple interação entre cultura e alimentação, relacionando história com imigração e com adaptações em hábitos alimentares do povo brasileiro."

“O goianiense ama espetinho – seja de carne, de queijo, de frango ou suíno – cada um com sua preferência; tem para todo lado em Goiânia; Já o franguinho ao molho com pequi e guariroba, a famosa ‘gueroba’, é comida certa na mesa do goianiense, principalmente aos domingos com a família reunida”, conclui Sandes Júnior.

Os projetos seguem para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).