Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Emenda de Paulo Magalhães reduz recesso legislativo de 45 para 30 dias

Emenda de Paulo Magalhães reduz recesso legislativo de 45 para 30 dias

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 02/02/2017 12h40, última modificação 02/02/2017 12h39

Uma emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), de autoria do vereador Paulo Magalhães, PSD, apresentado na sessão de hoje (2) da Câmara, reduz de 45 para 30 dias o recesso legislativo dos vereadores. Como recebeu 30 assinaturas dos 35 vereadores a emenda já está aprovada. O regimento da Casa exige 24 votos, ou dois terços do total, para que uma emenda à LOM seja aprovada.

Caso a proposta de Magalhães seja reafirmada pelo plenário, as sessões da Câmara vão ocorrer de 15 de janeiro a 21 de julho (primeiro semestre), enquanto que no segundo semestre o período legislativo será entre 1º de agosto a 25 de dezembro. Atualmente, as sessões acontecem entre 1º de fevereiro a 15 de julho e de 1º de agosto a 31 de dezembro.Essa mudança ocorreu no final do ano passado quando foi aprovada a emenda de Magalhães reduzindo o recesso de 92 para 45 dias. É o que está em vigor atualmente. Porém, ele levou quase quatro anos para ver aprovado esse projeto de redução do recesso.

A emenda agora irá para a análise da Comissão Mista da Casa. Se aprovada, ela é votada em plenário duas vezes, sem necessidade de ser encaminhada para outra comissão técnica.

Os vereadores Andrey Azeredo, Izidio Alves e Juarez Barbosa não assinaram o documento, enquanto Paulo não havia conversado com Clécio Alves. Mas a vereadora Cristina Lopes, PSDB, por sua vez, afirma que a proposta é inconstitucional.

E ele justificou sua emenda: "É uma proposta a favor da população que trabalha e que tem apenas 30 dias de férias. Também não é inconstitucional. Foi um compromisso de campanha eleitoral, pois considero uma falta de respeito um parlamentar ter 92 dias de recesso. Isso é uma vergonha. Portanto, estou apenas atendendo um apelo da comunidade goianiense".