Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em Sessão Especial, Sabrina Garcez homenageia os 42 anos da Adfego

Em Sessão Especial, Sabrina Garcez homenageia os 42 anos da Adfego

por Da Redação publicado 27/03/2023 15h44, última modificação 27/03/2023 15h45
Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás conta, atualmente, com 42 mil associados e emprega 600 pessoas com deficiência física. Além disso, distribui cerca de 2 mil benefícios por mês e presta apoio para reabilitação, assessoria jurídica, fomento aos esportes e artes

Com Plenário e galerias da Câmara Municipal de Goiânia lotados, a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) prestou, na manhã desta segunda-feira (27), uma grande homenagem aos 42 anos da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego).

De acordo com Sabrina, a Adfego é um exemplo louvável da atuação do terceiro setor, que chega aonde o poder público não chega, e atua em praticamente todas as áreas da vida da pessoa com deficiência.

A entidade filantrópica conta, atualmente, com 42 mil associados, emprega 600 pessoas com deficiência física e distribui cerca de 2 mil benefícios por mês, além de prestar apoio para reabilitação, assessoria jurídica, fomento aos esportes e artes, entre outros serviços.

O nosso mandato é parceiro, mas o protagonismo é de vocês. Agradeço por permitirem que a gente participe um pouquinho dessa história”, destacou Sabrina, ao parabenizar a atual presidente da entidade, Maria Clara Carvalho, por seu profissionalismo e dedicação à causa do deficiente físico em Goiás.

Durante a Sessão Especial, a vereadora entregou 123 certificados de honra ao mérito para funcionários, colaboradores, autoridades públicas e atletas envolvidos com a causa da pessoa com deficiência. “Admiro profundamente o trabalho incansável de vocês pela inclusão, reabilitação, integração e bem-estar da pessoa com deficiência”, afirmou Sabrina.

O meu principal objetivo, como vereadora, é dar voz e melhorar a vida de todos os goianienses. Por isso, ressalto aqui o meu compromisso para tornar nossa capital mais acessível e segura para todas as pessoas”, acrescentou.

Em seu discurso, a presidente da Adfego, Maria Clara Carvalho – que, há 28 anos, lida com a deficiência física resultante de um acidente -, agradeceu a parlamentar. Segundo Clara, “a vida só vale a pena se pudermos dar amor e cuidar do próximo”.

Em nome dos homenageados, o advogado da Adfego, André Jonas, agradeceu Sabrina pelo apoio e reconheceu o esforço da presidente da entidade para levar a causa do deficiente físico em nível nacional. “A Adfego é o porta voz dos desvalidos, daqueles que não podem falar; é o cobertor no frio, o alimento na fome, a esperança, a luz e o caminho”, declarou Jonas.

Parceria

Parceira da Adfego desde seu primeiro mandato, em 2017, a vereadora Sabrina Garcez é autora da Lei nº 10.201, que determina acesso adequado para pessoas com deficiência em instituições financeiras em Goiânia. Ela já fez inúmeras ações e destinou recursos para a entidade por meio de emendas parlamentares.

Sabrina já frequentava a Adfego quando sua mãe, Cida Garcez - hoje secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas -, era vereadora e ao lado, também, de Josevan Marcelino, que, atualmente, o cargo de superintendente da Pessoa com Mobilidade Reduzida. “Foi com minha mãe que eu entendi a importância das lideranças políticas terem um olhar sensível para as questões sociais”, pontuou.

Sempre admirei o trabalho da Adfego, que se iniciou no Estádio Olímpico, e se expandiu por meio do fomento ao esporte, algo que amo. Ser parceira dessa causa, por meio da elaboração de leis, da destinação de emendas e de outras ações de apoio, é algo que engrandece nossa ação política”, frisou a vereadora.

A Sessão Especial em Homenagem aos 42 anos da Adfego foi bastante prestigiada e contou com a presença de várias autoridades. Fizeram parte da mesa, a presidente da Adfego, Maria Clara Carvalho; a deputada federal Flávia Morais; o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo; o deputado estadual George Morais; a vice-presidente da Associação dos Defensores e Defensoras Públicos de Goiás, Gabriela Marques Rosa Hamdan; a secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cida Garcez; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Wellington Matos de Lima; o presidente do Senalba de Goiás, José de Oliveira; a presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde, Christiane Maria do Valle Santos; o vice-presidente da Fieg, Emilio Bittar; o superintendente da Pessoa com Mobilidade Reduzida, Josevan Marcelino; os vereadores William Veloso e Juarez Lopes; os ex-deputados federais João Campos e Victor Hugo; e o presidente do Sindicato dos Músicos, Moka Nascimento.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da vereadora)