Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Diabetes em pauta no Plenário da Câmara

Diabetes em pauta no Plenário da Câmara

por Patrícia Drummond publicado 07/12/2017 13h24, última modificação 07/12/2017 13h24

A endocrinologista Aline de Brito Soyer ocupou a Tribuna Livre desta quinta-feira (7), no Plenário da Câmara Municipal de Goiânia, para apresentar dados importantes sobre diabetes, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no último 14 de Novembro. A especialista compareceu à Casa atendendo a um convite do presidente do Legislativo goianiense, Andrey Azeredo (PMDB).

“As complicações decorrentes da doença representam a maior taxa de mortalidade na faixa etária entre 20 e 79 anos: temos um óbito a cada oito segundos, em todo o mundo”, explicou a médica, apontando estatísticas recentes, de 2017. Segundo ela, a diabetes tipo 2 é a mais frequente e já é considerada uma epidemia mundial. “São 425 milhões de diabéticos em todo o planeta. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial: temos 13 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença no País; em 2045, esse número deverá chegar a 20 milhôes”, informou.

De acordo com Aline Soyer, o envelhecimento da população, o aumento da obesidade e o estilo de vida das pessoas – com má alimentação e  sedentarismo – têm forte influência sobre esses números alarmantes. E a prevenção, a detecção e o controle do diabetes são a chave para quem busca uma melhor qualidade de vida sem a doença ou convivendo com ela.

“Isso inclui melhores hábitos, educação e conscientização, desde a busca por uma alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas até aprender mais sobre a doença”, diz a endocrinologista. Ao final de sua fala, a médica pediu apoio dos vereadores à iniciativa do médico Nelson Rassi para a construção de um Centro de Referência e Apoio ao Diabetes em Goiânia.  

 

(Texto: Patrícia Drummond)