Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro

por Da Redação publicado 03/12/2021 08h55, última modificação 06/12/2021 14h52
Mais importante do que simplesmente lembrar a data, é promover a inclusão social no dia a dia

Em 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de promover informações sobre os diversos tipos de deficiência e o que pode ser feito pela acessibilidade e pela inclusão social.

Mais importante do que simplesmente lembrar a data, é promover a inclusão no dia a dia, nos aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos. Em Goiânia, há um bom exemplo de inclusão social envolvendo a Câmara Municipal: um gabinete formado majoritariamente por pessoas com deficiência – um espaço onde a deficiência é mero detalhe.

Todos os dias, Giovana Marques, que tem síndrome de down, acorda cedo, coloca o uniforme e vai para a Câmara, onde trabalha como jovem aprendiz no Gabinete 09. O café quentinho da manhã é ela quem faz questão de buscar na copa, antes que todos os servidores cheguem ao gabinete. “Eu me sinto muito feliz no trabalho. Faço requerimentos, ofícios e várias coisas”, conta.

A iniciativa é de Willian Veloso (PL). Após sofrer um acidente e se tornar pessoa com deficiência física, aos 18 anos, ele passou a lutar por melhorias na acessibilidade da capital, sendo eleito vereador pela primeira vez. Veloso criou o único gabinete do Brasil formado majoritariamente por pessoas com algum tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual e/ou visual, incluindo jovens aprendizes com autismo, surdez e síndrome de down – todos juntos e misturados com pessoas que não têm deficiência. “Queremos incluir, e não segregar. Eu, que sou defensor da inclusão, não poderia deixar de proporcionar às pessoas com deficiência uma oportunidade de mostrar talentos e aptidões no Legislativo”, afirma o parlamentar.

Na Casa Legislativa, Pedro Paulo é assessor parlamentar e atua na Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ele elabora ofícios que solicitam ações em prol do segmento, atendimento às demandas de bairros e entidades do terceiro setor. “Nosso trabalho tem conquistado vitórias diversas para o segmento. Nossa equipe é atuante e todos estamos aqui por nossas competências”, destaca o servidor.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador