Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Dia da Mulher: Sabrina Garcez apresenta pacote de projetos em celebração à data

Dia da Mulher: Sabrina Garcez apresenta pacote de projetos em celebração à data

por Da Redação publicado 08/03/2023 18h15, última modificação 09/03/2023 15h07
Propostas criam "Patrulha Enfermagem Mais Segura" e "Dia da Mulher na Política". Prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero estão no foco do "Março Lilás"

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março de 2023, a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) protocolou, na Câmara Municipal de Goiânia, pacote de projetos direcionados ao público feminino.

Patrulha Enfermagem Mais Segura

Disponibiliza Guarda Civil para proteção de enfermeiras contra agressões. Segundo estatísticas recentes, divulgadas pelo Conselho de Enfermagem de São Paulo, 30,4% dessas profissionais relataram já terem sofrido algum tipo de violência no trabalho por serem mulheres – na maioria dos casos, responsáveis foram pacientes ou acompanhantes.

Dia da Mulher na Política

Projeto para relembrar data em que mulheres brasileiras puderam ser votadas pela primeira vez. Em 1932, após mais de cem anos de lutas, a decretação do Código Eleitoral reconheceu direito de mulheres ao voto. No dia 3 de maio de 1933, eleição para Assembleia Nacional Constituinte deu início à atuação feminina na política – pela primeira vez, em âmbito nacional, mulheres exerceram direitos de votar e de ser votada.

Março Lilás

Define mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo da doença é o terceiro mais incidente entre mulheres. Estimam-se 17 mil novos casos, no Brasil, em 2023 – índice que representa 13% dos casos de câncer a cada 100 mil mulheres.

Que este Dia Internacional da Mulher seja momento de celebração, mas também de reflexão e de renovação do compromisso de lutar por uma Goiânia mais justa e igualitária para todas nós, mulheres”, destaca Sabrina Garcez.

Ativista em várias causas sociais – como Educação, Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão – a parlamentar lembra ter, na defesa de direitos da mulher e da autonomia feminina, uma das principais bandeiras de sua atuação politica. “É preciso sair do discurso e colocar em prática mecanismos efetivos de apoio às mulheres, para que conquistem independência, saiam do ciclo de vulnerabilidade social e violência a que são submetidas e tenham condições de estudar, trabalhar, morar e criar seus filhos de forma plena, saudável e feliz”, argumenta.

Atuação e outros projetos

Sabrina é vereadora pela segunda vez. Foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam as principais matérias que tramitam na Câmara. A parlamentar também é autora de projetos e de leis sobre direitos, saúde e combate à violência contra mulher. Em 2023, apresentou proposta para criar o Protocolo Nenhuma a Menos – projeto de lei inspirado no programa espanhol que permite rápido enfrentamento em casos de violência sexual contra mulheres, assegurando imediata assistência à vítima.

Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Legislativo aprovou proposta, de autoria de Sabrina, para oferta gratuita de implantes contraceptivos reversíveis de longa duração de etonogestrel na rede pública municipal de saúde. A matéria trata de Política de Proteção às Mulheres em Situação de Vulnerabilidade, por meio de instituições diretas ou conveniadas. Dependentes químicas, mulheres em situação de rua e adolescentes de regiões com alta vulnerabilidade social terão direito aos implantes.

Nós, mulheres, não queremos apenas flores, chocolates ou presentes neste 8 de Março. Queremos ações para mudar nossas vidas. Vamos estabelecer políticas públicas de sustentabilidade feminina, tendo mulheres em vulnerabilidade como prioridade de nosso mandato”, concluiu a vereadora.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora