Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Denício propõe Semana Municipal de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 11/10/2023 11h10, última modificação 11/10/2023 14h28
Vereador apresentou projeto de lei na sessão desta quarta-feira (11). Segundo parlamentar, proposta visa à conscientização da população sobre doença

O vereador Denício Trindade (MDB) apresentou, na sessão desta quarta-feira (11), na Câmara de Goiânia, projeto de lei (PL 356/2023) para instituir a Semana Municipal de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. Segundo o texto, a ação será realizada, anualmente, na terceira semana de setembro.

"Nossa proposta tem objetivo de conscientizar a população goianiense sobre essa doença. Para tanto, a semana servirá para divulgação, campanhas, palestras, ações e propostas para diagnosticar e tratar precocemente o retinoblastoma", afirmou o vereador.

Denício explicou que o retinoblastoma "é um tumor intraocular, mais comum na infância, e corresponde [ao percentual] de 2,5% a 4% de todas as neoplastias pediátricas. Aliás, foi o primeiro câncer a ser descrito como doença genética. Por sinal, dois terços dos casos são diagnosticados antes dos dois anos de idade, e 95% antes dos cinco anos".

Ainda de acordo com o parlamentar, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) considera fundamental o diagnóstico precoce para sucesso do tratamento. "Os sintomas do retinoblastoma são estrabismo (olhar vesgo), fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) e dificuldade visual", concluiu.